Author | Ferreira, Catarina Isabel Gomes Mendes | |
Author | Diniz, Ana Cristina de Almeida Marinho | |
Author | Bordalo, Idalina Maria Santos Vieira Lisboa | |
Author | Leitão, Maria João Lage de Sousa | |
Author | Ramos, Susana Maria Sardinha Vieira | |
Access date | 2023-11-24T00:13:42Z | |
Available date | 2023-11-24T00:13:42Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | FERREIRA, Catarina Isabel Gomes Mendes et al. Podemos falar de segurança do paciente durante uma pandemia?: uma experiência portuguesa. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, v. 10, n. 1, p. 129-148, jan./mar. 2021. | en_US |
ISSN | 2358-1824 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61440 | |
Description | Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é um periódico trimestral do Programa de Direito Sanitário (Fiocruz Brasília). Lançado em 2012, o CIADS publica artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, e jurisprudência e legislação comentadas no campo do Direito Sanitário e aprovados por pareceristas ad hoc. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Objetivo: enumerar medidas governativas e de saúde pública implementadas em Portugal decorrentes da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 e descrever a atuação do Gabinete de Segurança do Paciente do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), referência nacional na resposta à situação de emergência de saúde pública. Métodos: utilizou-se como método a análise normativa, documental, além de relato de caso por pesquisa-ação. Resultados: em Portugal, documentaram-se os primeiros casos de infeção por SARS-CoV-2 a 2 de março de 2020. Os processos assistenciais são geridos pelo Ministério da Saúde e Direção Geral da Saúde, abrangendo o Sistema Nacional de Saúde (universal) e o sector privado. O Gabinete de Segurança do Doente do CHULC, participou na redefinição dos processos, criação de vias alternativas de informação entre as várias estruturas, implementação de inovações no uso de tecnologias e vigilância clínica, gestão dos equipamentos de proteção, motivação e suporte emocional dos profissionais e na consolidação das principais metas de segurança do doente (ex. identificação do doente, medicação e cirurgia segura). A aprendizagem feita com os erros contribui para a melhoria contínua dos processos. Conclusão: em Portugal e no mundo a pandemia por COVID-19 não terminou. Compreendemos que é tempo de refletir e voltar aos princípios básicos da segurança, como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória e o controlo ambiental. Na gestão do risco e segurança do paciente em situação de crise, é necessário, mais do que nunca, inovar e aprender com os erros. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz Brasília | en_US |
Rights | open access | en_US |
MeSH | COVID-19 | en_US |
Subject in Portuguese | Pandemias | en_US |
Subject in Portuguese | Portugal | en_US |
Subject in Portuguese | Segurança do paciente | en_US |
Title | Podemos falar de segurança do paciente durante uma pandemia?: uma experiência portuguesa | en_US |
Alternative title | Can we talk about patient safety during a pandemia?: a portuguese experience | en_US |
Alternative title | ¿Podemos hablar sobre seguridad del paciente durante una pandemia?: una experiencia portuguesa | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.17566/ciads.v10i1.682 | |
Abstract | Objective: to enumerate governmental and public health measures implemented in Portugal
resulting from the SARS-CoV-2 virus pandemic and describe the work of the Patient Safety
Office of the Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), a national reference
in the response to the situation of public health emergency. Methods: normative,
documentary analysis was used as a method, in addition to case reports by action research.
Results: in Portugal, the first cases of SARS-CoV-2 infection were documented on March 2,
2020. Assistance processes are managed by the Ministry of Health and the General
Directorate of Health, covering the National Health System (universal) and the private sector.
The CHULC Patient Safety Office, participated in the redefinition of processes, creation of
alternative information routes between the various structures, implementation of innovations
in the use of technologies and clinical surveillance, management of protective equipment,
motivation and emotional support from professionals and consolidating the main patient
safety goals (eg patient identification, medication and safe surgery). Learning from mistakes
contributes to the continuous improvement of processes. Conclusion: In Portugal and in the
world, the COVID-19 pandemic has not ended. We understand that it is time to reflect and
return to the basic principles of safety, such as hand hygiene, respiratory etiquette and
environmental control. In the management of risk and safety of patients in crisis situations, it
is necessary, more than ever, to innovate and learn from mistakes. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Objetivo: enumerar las medidas gubernamentales y de salud pública implementadas en
Portugal como resultado de la pandemia del virus SARS-CoV-2 y describir el trabajo de la
Oficina de Seguridad del Paciente del Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
(CHULC), una referencia nacional en la respuesta a la situación de emergencia de salud
pública. Métodos: se utilizó como método el análisis documental, normativo, además de los
reportes de casos por investigación-acción. Resultados: en Portugal se documentaron los
primeros casos de infección por SARS-CoV-2 el 2 de marzo de 2020. Los procesos de
atención son gestionados por el Ministerio de Salud y la Dirección General de Salud,
abarcando el Sistema Nacional de Salud (universal) y el privado. sector. La Oficina de
Seguridad del Paciente del CHULC, participó en la redefinición de procesos, creación de
rutas alternativas de información entre las distintas estructuras, implementación de
innovaciones en el uso de tecnologías y vigilancia clínica, manejo de equipos de protección,
motivación y apoyo emocional de los profesionales y consolidando las principales objetivos
de seguridad del paciente (por ejemplo, identificación del paciente, medicación y cirugía
segura). Aprender de los errores contribuye a la mejora continua de los procesos.
Conclusión: En Portugal y en el mundo, la pandemia de COVID-19 no ha terminado.
Entendemos que es hora de reflexionar y volver a los principios básicos de seguridad, como
la higiene de manos, la etiqueta respiratoria y el control ambiental. En la gestión del riesgo y
la seguridad de los pacientes en situaciones de crisis, es necesario, más que nunca, innovar
y aprender de los errores. | en_US |
Affilliation | Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Lisboa, Portugal. | en_US |
Subject | Pandemics | en_US |
Subject | Portugal | en_US |
Subject | Patient safety | en_US |
Subject in Spanish | Pandemias | en_US |
Subject in Spanish | Portugal | en_US |
Subject in Spanish | Seguridad del paciente | en_US |
DeCS | COVID-19 | en_US |
DeCS | Pandemias | en_US |
DeCS | Planos de Emergência | en_US |
DeCS | Portugal | en_US |