Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62489
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COMO PRÁXIS POLÍTICO-PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE E MUDANÇA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE
Santos, Juerlani da Silva dos | Date Issued:
2023
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
Abstract in Portuguese
Esta dissertação apresenta uma análise sobre o processo histórico de consolidação da educação popular como política nacional e práxis político-pedagógica no contexto de luta pelo direito à saúde e de mudança do modelo de atenção. O estudo objetivou responder questões relacionadas à pedagogia freiriana e sua relação com a educação popular, bem como ao processo de construção da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), seus atores, princípios, estratégias, avanços e desafios atuais para o campo da saúde. O percurso metodológico se deu através de abordagem qualitativa, a partir de revisão de literatura e revisão documental. Os resultados da pesquisa mostram que diversas experiências em educação popular em saúde aconteceram desde a publicação da PNEPS-SUS, contudo, muitas dessas experiências nos últimos anos não foram impulsionadas pelo Ministério da Saúde, mas sim por outras instituições que mantiveram autonomia para continuar o trabalho da educação popular. Os avanços da política foram possíveis por conta dos diversos atores, movimentos e instituições que permaneceram comprometidos com a luta pelo direito à saúde e mudança do modelo de atenção à saúde, e implementaram importantes ações favoráveis à construção da educação popular no Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, é importante considerar que vivemos contextos de instabilidades, incertezas e ameaças às políticas públicas nos últimos anos, com iniciativas de privatização e terceirização que dificultam toda uma mudança do modelo de atenção e a garantia do direito à saúde. (AU)
Abstract
This dissertation presents an analysis of the historical process of consolidation of popular education as a national policy and political-pedagogical praxis in the context of the struggle for the right to health and change in the care model. The study aimed to answer questions related to Freire's pedagogy and its relationship with popular education, as well as the process of building the National Policy for Popular Education in Health (PNEPS-SUS), its actors, principles, strategies, advances and current challenges for the health field. The methodological approach was carried out through a qualitative approach, based on a literature review and documentary review. The research results show that several experiences in popular health education have taken place since the publication of PNEPS-SUS, however, many of these experiences in recent years were not driven by the Ministry of Health, but by other institutions that maintained autonomy to continue the work of popular education. Policy advances were possible due to the various actors, movements and institutions that remained committed to the fight for the right to health and changing the health care model, and implemented important actions favorable to the construction of popular education in the Unified Health System (Sistema Único de Saúde) ( SUS). However, it is important to consider that we have experienced contexts of instability, uncertainty and threats to public policies in recent years, with privatization and outsourcing initiatives that make it difficult to change the care model and guarantee the right to health. (AU)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Esta disertación presenta un análisis del proceso histórico de consolidación de la educación popular como política nacional y praxis político-pedagógica en el contexto de la lucha por el derecho a la salud y el cambio en el modelo de atención. El estudio tuvo como objetivo responder preguntas relacionadas con la pedagogía de Freire y su relación con la educación popular, así como el proceso de construcción de la Política Nacional de Educación Popular en Salud (PNEPS-SUS), sus actores, principios, estrategias, avances y desafíos actuales para el campo de la salud. El abordaje metodológico se realizó a través de un enfoque cualitativo, basado en una revisión bibliográfica y revisión documental. Los resultados de la investigación muestran que varias experiencias de educación popular en salud ocurrieron desde la publicación del PNEPS-SUS, sin embargo, muchas de estas experiencias de los últimos años no fueron impulsadas por el Ministerio de Salud, sino por otras instituciones que mantuvieron autonomía para continuar la labor de educación popular. Los avances en políticas fueron posibles gracias a los diversos actores, movimientos e instituciones que se mantuvieron comprometidos con la lucha por el derecho a la salud y el cambio del modelo de atención en salud, e implementaron importantes acciones favorables a la construcción de la educación popular en el Sistema Único de Salud. de Salud) ( SUS). Sin embargo, es importante considerar que hemos vivido contextos de inestabilidad, incertidumbre y amenazas a las políticas públicas en los últimos años, con iniciativas de privatización y tercerización que dificultan cambiar el modelo de atención y garantizar el derecho a la salud. (AU)
Share