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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62639
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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EXPRESSO CHAGAS XXI: A CONSOLIDAÇÃO DO ESPAÇO DA ASSOCIAÇÃO RIO CHAGAS NAS ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO NÃO-FORMAL, PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Barbosa, Ana Carolina de Souza | Date Issued:
2022
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No ano de 2019 foi realizado o Expresso Chagas XXI (EC21) no estado de Minas Gerais (MG), uma tecnologia social educacional idealizada e construída de modo colaborativo através do diálogo entre cientistas de Fiocruz e membros da Associação Rio Chagas. Foram realizadas cerca de 40 atividades fundamentadas no conceito das 13 categorias cognitivas promotoras da criatividade, propostas pelo casal Root- Bernstein e na abordagem Cienciarte. Com a chegada da pandemia mundial de SARS-CoV-2, as expedições presenciais foram canceladas, a fim de respeitar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por conta disso, passamos a observar e analisar o potencial e o alcance de público das mídias digitais no campo da divulgação científica e ensino. A presente dissertação desenhou como objetivo de produzir e divulgar materiais para as atividades do projeto Expresso Chagas XXI visando a divulgação científica, ensino não- formal, promoção e educação em saúde sobre a temática de doença de Chagas, a partir da ótica da pessoa afetada. No transcurso do trabalho, sistematizamos um banco de imagens da expedição EC21 de 2019, que ao fim gerou jogo da memória e um fotolivro documental, além de possibilitar o contato com os pacientes para entrevistas para uma websérie que apresenta a partir da visão de 3 portadoras da doença de Chagas, suas histórias e vivências. As construções colaborativas originaram ao todo 9 atividades, que foram aplicadas em modalidade virtual no website expressochagas.com e presencial em duas edições do Expresso Chagas realizadas fisicamente em novembro de 2022. Nestas edições presenciais aplicamos um questionário e fizemos uma avaliação preliminar das atividades do vagão 1 do EC21, relacionadas às Associações de portadores, que indicaram uma receptividade muito boa às atividades. Prevemos que o impacto dessas abordagens colaborativas presenciais e virtuais, contribuam de forma inovadora, através de ações de educação não formal, ampliando os saberes e potencializando a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença de Chagas.
Abstract
In 2019, Chagas Express XXI (EC21) was held in the state of Minas Gerais (MG). EC21 is an educational social technology idealized and built collaboratively through dialogue between Fiocruz scientists and members of the Rio Chagas Association. Around 40 activities were carried out based on the concept of the 13 cognitive categories that promote creativity, proposed by the Root-Bernstein couple and on the ArtScience approach. With the arrival of the global SARS-CoV-2 pandemic, face-toface expeditions were canceled in order to respect the recommendations of the World Health Organization (WHO). Due to this reason, we began to observe and analyze the potential and audience reach of digital media in the field of scientific dissemination and teaching. The aim of this dissertation was to produce and disseminate materials for the activities of the Expresso Chagas XXI project aimed at scientific dissemination, non-formal teaching, promotion and health education on the subject of Chagas disease, from the perspective of the affected person. In the course of the work, we systematized an image bank of the 2019 EC21 expedition, which in the end generated a memory game and a documentary photobook, in addition to allowing contact with patients for interviews for a web series that presents, from the point of view of three carriers of Chagas disease, their stories and experiences. The collaborative constructions originated a total of 9 activities, which were applied in virtual mode on the website expressochagas.com and face-to-face in two editions of Expresso Chagas physically held in November 2022. In these recent editions we applied a questionnaire and made a preliminary assessment of the wagon activities 1 of EC21, related to Associations of carriers, which indicated a very good receptivity to the activities. We anticipate that the impact of these face-to-face and virtual collaborative approaches will contribute in an innovative way, through non-formal education actions, expanding knowledge and enhancing the prevention, diagnosis, and treatment of Chagas disease.
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