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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64452
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobrezaCollections
Metadata
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REFLEXÕES SOBRE O APRENDIZADO E VIVÊNCIAS CIENTÍFICAS DE JOVENS RESIDENTES EM ÁREAS DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Alternative title
Reflexions on the learning and the scientific experiences of youth living in areas of social vulnerabilityAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Programa de Vocação Científica (Provoc) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) possibilita alunos do ensino médio participar de experiências científicas nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz. Tem como principal desafio possibilitar a iniciação científica de jovens do ensino médio residentes em localidades com risco de vulnerabilidade social e procedentes de escolas públicas estaduais. É possível apontar mudanças nos campos educacional e social ratificado pelos alunos procedentes de territórios marcados por desigualdades e carências, pois estes afirmam que a iniciação científica possibilita acesso à ciência e a tecnologia e contribui para sua formação educacional e profissional, proporcionando aprendizado de conteúdos e a experiência em ambiente de trabalho, além da aquisição de responsabilidade, persistência e disciplina que a atividade de pesquisa requer. Os estudantes desenvolvem também hábitos e habilidades, agregando diferencial ao grupamento familiar, transcendendo as atividades de iniciação científica em relação a si, à família e à sociedade.
Abstract
The Scientific Vocation Program (Provoc) at the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health (EPSJV) allows high school students to participate in scientific experiments in the Oswaldo Cruz Foundation laboratories. Its main challenge is to enable scientific initiation for high school youth living in locations at risk of social vulnerability and coming from state public schools. It is possible to point out changes in the educational and social fields ratified by students coming from territories marked by inequalities and deficiencies, as they state that scientific initiation enables access to science and technology and contributes to their educational and professional training, providing content learning and experience in a work environment, in addition to acquiring the responsibility, persistence and discipline that research activity requires. Students also develop habits and skills, adding a difference to the family group, transcending scientific initiation activities in relation to themselves, their family and society.
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El Programa de Vocación Científica (Provoc) de la Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio (EPSJV) permite a estudiantes de secundaria participar de experimentos científicos en los laboratorios de la Fundación Oswaldo Cruz. Su principal desafío es posibilitar la iniciación científica a jóvenes de secundaria que viven en localidades de riesgo de vulnerabilidad social y provienen de escuelas públicas estatales. Es posible señalar cambios en el ámbito educativo y social ratificados por estudiantes provenientes de territorios marcados por desigualdades y carencias, al afirmar que la iniciación científica posibilita el acceso a la ciencia y la tecnología y contribuye a su formación educativa y profesional, proporcionando aprendizaje de contenidos y experiencia en un ambiente laboral, además de adquirir la responsabilidad, perseverancia y disciplina que requiere la actividad investigadora. Los estudiantes también desarrollan hábitos y habilidades, agregando diferenciación al grupo familiar, trascendiendo las actividades de iniciación científica en relación con ellos mismos, su familia y la sociedad.
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