Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64724
O USO DE ÁLCOOL NA GESTAÇÃO E OS RISCOS E CONSEQUÊNCIAS PARA O FETO: UM ESTUDO DE CASO COM USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM UM CENTRO DE SAÚDE ESCOLA
Educação em Saúde
Determinantes Sociais da Saúde
Atenção Primária à Saúde
Gravidez
Health Education
Social Determinants of Health
Primary Health Care
Pregnancy
Educação em Saúde
Determinantes Sociais da Saúde
Atenção Primária à Saúde
Gravidez
Romano, Mário Roberto Vieira Rabelo | Date Issued:
2023
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O álcool ingerido durante a gravidez chega livremente até o feto em desenvolvimento dentro do útero. As deficiências decorrentes da exposição do feto ao álcool são resumidas pela expressão Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF): uma condição congênita caracterizada pelo comprometimento do neurodesenvolvimento com ou sem anomalias na face, órgãos e atraso no crescimento resultando em consequências ao longo da vida. A primeira declaração pública recomendando a abstinência total ao álcool, durante todo o período da gravidez, foi emitida no boletim da Food and Drugs Administration em 1981. Decorridos 42 anos, a mesma recomendação científica permanece sendo a única estratégia segura contra as consequências para o feto. Logo, o papel da promoção e educação em saúde é essencial considerando a natureza evitável do TEAF. No Brasil nas últimas décadas, o aumento expressivo do consumo de álcool por mulheres em idade reprodutiva trouxe uma preocupação adicional sobre a exposição pré-natal ao álcool. Nesta pesquisa qualitativa, buscamos aplicar como referencial teórico as contribuições da educação dialógica de Paulo Freire e conceitos da promoção e educação em saúde. O objeto de estudo foi delimitado pelos conhecimentos necessários que podem contribuir para ações educativas sobre o tema uso do álcool na gravidez e os riscos e consequências ao feto, sob o olhar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Básica em um Centro de Saúde Escola, que assiste moradores de favela em um grande centro urbano. Os procedimentos metodológicos de coletas de dados partiram de variados campos de observações (sala de espera e de atendimento, grupo dialógico remoto e entrevista individual) caracterizando um estudo de caso naturalístico na pesquisa em educação no campo não formal. Apresentamos uma ampla revisão bibliográfica sobre as repercussões clínicas e psicossociais do TEAF, além de ações preventivas. Simultaneamente, foram categorizados e analisados questionamentos, saberes, percepções e vivências dos participantes repercutindo em análises tanto da Caderneta da Gestante como do Caderno de Atenção ao PréNatal de Baixo Risco publicados pelo Ministério da Saúde revelando lacunas na comunicação científica deste problema aos usuários do SUS e profissionais de saúde. Os resultados apontam para melhorias na comunicação escrita e visual, novos questionamentos e preocupações sobre as consequências da exposição pré-natal, não só ao álcool, mas também às drogas ilícitas revelando aspectos da identidade e realidade social dos participantes com o objetivo de contribuir para a produção de conhecimento no campo da educação não formal sobre o tema. Além disso, ressaltamos o quanto as influências socioculturais e econômicas podem influenciar na tomada de decisão demonstrando uma ligação visceral deste tema com os determinantes sociais da saúde. Conclui-se que é premente a implementação de ações intersetoriais de educação em saúde sobre o tema com os usuários do SUS, profissionais de saúde na Atenção Básica, professores e alunos de escolas públicas. Consideramos essencial o início de um debate em diversas esferas sobre as responsabilidades das instituições do Estado brasileiro e dos fabricantes de bebidas alcoólicas para com a prevenção, detecção precoce e reabilitação das pessoas portadoras do TEAF.
Abstract
Alcohol ingested during pregnancy freely reaches the developing fetus in utero. The disabilities resulting from alcohol exposure of the fetus are summarized by the term Fetal Alcohol Spectrum Disorder (FASD): a congenital condition characterized by impaired neurodevelopment with or without facial dysmorphology, organ abnormalities and growth retardation resulting in lifelong consequences. The first public statement recommending total abstinence from alcohol for the entire duration of pregnancy was issued in the Food and Drugs Administration bulletin in 1981. After 42 years, the same scientific recommendation remains the only safe strategy against consequences to the fetus. Therefore, the role of health promotion and education is essential considering the preventable nature of FASD. In Brazil in the last decades, the significant increase in alcohol consumption by women of reproductive age has brought an additional concern about prenatal exposure to alcohol. In this qualitative research, we sought to apply as theoretical reference the contributions of Paulo Freire's dialogical education and concepts of health promotion and education. The object of study was delimited by the necessary knowledge that can contribute to educational actions about the subject of alcohol use during pregnancy and the risks and consequences to the fetus, from the perspective of users of the Brazilian Unified Health System (SUS) in Primary Care in a School Health Center that assists slum dwellers in a large urban center. The methodological procedures for data collection were based on several fields of observation (waiting and care rooms, remote dialogical group and individual interviews), characterizing a naturalistic case study in education research in the non-formal field. We presented a broad literature review on the clinical and psychosocial repercussions of FASD, as well as preventive actions. Simultaneously, questions, knowledge, perceptions and experiences of the participants were categorized and analyzed, resulting in analyses of both the Pregnant Woman Booklet and the Booklet for Low-Risk Prenatal Care published by the Ministry of Health revealing gaps in the scientific communication of this problem to SUS users and health professionals. The results point to improvements in written and visual communication, new questions and concerns about the consequences of prenatal exposure, not only to alcohol, but also to illicit drugs revealing aspects of the identity and social reality of the participants with the goal of contributing to the production of knowledge in the field of non-formal education on the subject. Furthermore, we emphasize how much the socio-cultural and economic influences can influence the decision-making process, demonstrating a visceral connection of this theme with the social determinants of health. We conclude that it is urgent to implement intersectoral actions of health education on the theme with the users of SUS, health professionals in Primary Care, teachers and students from public schools is urgent. We consider essential the beginning of a debate in several spheres about the responsibilities of the Brazilian State institutions and the alcoholic beverage manufacturers for the prevention, early detection and rehabilitation of people with FASD.
Keywords in Portuguese
Transtornos do Espectro Alcoólico FetalEducação em Saúde
Determinantes Sociais da Saúde
Atenção Primária à Saúde
Gravidez
Keywords
Fetal Alcohol Spectrum DisordersHealth Education
Social Determinants of Health
Primary Health Care
Pregnancy
DeCS
Transtornos do Espectro Alcoólico FetalEducação em Saúde
Determinantes Sociais da Saúde
Atenção Primária à Saúde
Gravidez
Share