Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65386
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
A DIMENSÃO SOCIAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: O CONTEXTO DE VIDA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
La dimensión social em la educación médica: el contexto de vida em el aprendizaje basado in problemas
Currículo
Aprendizagem baseada em problemas
Determinantes sociais da saúde
Condições de vida
Curriculum
Problem-based learning
Social determinants of health
Life conditions
Currículum
Aprendizaje basado en problemas
Determinantes sociales de la salud
Condiciones de vida
Currículo
Aprendizagem Baseada em Problemas
Determinantes Sociais da Saúde
Condições Sociais
Alternative title
Social dimension in medical education: the context life in problem based learningLa dimensión social em la educación médica: el contexto de vida em el aprendizaje basado in problemas
Affilliation
Faculdade de Medicina de Marília. Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Disciplina de Psicologia. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Clínica Médica. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Disciplina de Psicologia. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Clínica Médica. Marília, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo caracteriza a dimensão social nos contextos representados nas situações-problema em um curso médico estadual paulista que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problema. Foram analisadas 69 situações-problema, disparadoras do processo de aprendizagem da primeira à quarta série e seus respectivos guias de tutor. Para a leitura do material, utilizou-se o Roteiro de Análise de Dimensão Social, elaborado pelas pesquisadoras com base em documentos e literatura relacionados. Para análise, adotou-se o método de análise textual discursiva. A comparação entre os objetivos de aprendizagem apresentados nas situações-problema e nos guias evidenciou discordâncias e dicotomias. A caracterização dos contextos explorados não retratou o território real: equipamentos sociais foram pouco abordados, já as áreas de competência do cuidado individual, coletivo e gestão deram ênfase satisfatória às políticas públicas. As análises de áreas de riscos, diversidades e grupos vulneráveis foram superficiais e a intersetorialidade foi pouco acionada. Espera-se, com estes resultados, suscitar reflexões acerca da construção de situações-problema na aprendizagem baseada em problemas, pois o aprofundamento na descrição, como a ampliação de sua abordagem, poderá favorecer a articulação teórico-prática, o aprendizado ampliado e a formação médica voltada ao cuidado integral.
Abstract
This study characterizes the social dimension in the contexts represented in problem situations in a São Paulo state medical course that uses Problem-Based Learning. A total of 69 problem situations were analyzed, triggering the learning process from the first to the fourth grade and their respective tutor guides. To read the material, the Social Dimension Analysis Guide was used, developed by the researchers based on related documents and literature. For analysis, the discursive textual analysis method was adopted. The comparison between the learning objectives presented in the problem situations and in the guides showed disagreements and dichotomies. The characterization of the explored contexts did not portray the real territory: social equipment was scarcely addressed, but the areas of competence of individual, collective and management care placed a satisfactory emphasis on public policies. The analyzes of areas of risk, diversity and vulnerable groups were superficial and the intersectoral approach was little used. It is hoped, with these results, to provoke reflections about the construction of problem situations in problem-based learning, because the deepening of the description, such as the expansion of its approach, may favor the theoretical-practical articulation, the extended learning and the training medical care focused on comprehensive care.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este estudio caracteriza la dimensión social en los contextos representados en la situación problema en un curso médico relizado en el estado de São Paulo, que utiliza el Aprendizaje Basado en Problemas. Se analizaron 69 situaciones problemas, iniciadoras del proceso de aprendizaje del primero al cuarto ciclo y sus respectivos guías de tutoría. Para lectura del material, se usó el Guión de Análisis de la Dimensión Social, el cual lo hicieron las estudiosas que tomaron como base documentos y literatura relacionados. Para el análisis, se adoptó el método de análisis textual discursivo. La comparación entre los objetivos de aprendizaje presentados en las situaciones problemas y en los guiones mostró desacuerdos y dicotomías. La caracterización de los contextos estudiados no retrató el territorio real: los equipamientos sociales fueron poco abordados, pero las áreas de competencia del cuidado individual, colectivo y de gestión dieron un énfasis satisfactorio en las políticas públicas. Los análisis de las áreas de riesgo, diversidad y grupos vulnerables fueron superficiales y el enfoque intersectorial fue poco accionado. Se espera, con estos resultados, provocar reflexiones sobre la construcción de situaciones problemas en el aprendizaje basado en problemas, ya que la profundización de la descripción, como la expansión de su enfoque, puede favorecer la articulación teórico-práctica, el aprendizaje extendido y la capacitación médica dirigida al cuidado completo.
Keywords in Portuguese
Educação médicaCurrículo
Aprendizagem baseada em problemas
Determinantes sociais da saúde
Condições de vida
Keywords
Medical educationCurriculum
Problem-based learning
Social determinants of health
Life conditions
Keywords in Spanish
Educación médicaCurrículum
Aprendizaje basado en problemas
Determinantes sociales de la salud
Condiciones de vida
DeCS
Educação MédicaCurrículo
Aprendizagem Baseada em Problemas
Determinantes Sociais da Saúde
Condições Sociais
Share