Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66054
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar10 Redução das desigualdades
11 Cidades e comunidades sustentáveis
Collections
Metadata
Show full item record
REFLEXÕES DOS LÍDERES DE GRUPOS COMUNITÁRIOS PARTICIPANTES DOS CURSOS INTERNACIONAIS “ENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA COM A SOCIEDADE” 2018/2019 À LUZ DOS SABERES DE PAULO FREIRE
Promoção da Saúde
Curso de Extensão
Participação da Comunidade
Empoderamento
Carneiro, Valéria de Santana | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
À luz dos saberes de Paulo Freire, estudamos as reflexões dos Líderes de grupos comunitários (LGC) participantes das duas edições dos Cursos Internacionais (CI) “Envolvimento da Ciência com a Sociedade”, realizados em 2018 e 2019. Estes cursos de extensão inovaram ao agregar no mesmo ambiente de construção de conhecimento funcionários, docentes, discentes e comunidade, com o apoio institucional da FIOCRUZ. Abordamos o papel educação e dos cursos de extensão como forma de empoderamento para os LGC para a Promoção da Saúde. A questão norteadora do estudo foi: Como o conhecimento construído a partir dos CI contribuiu para o empoderamento dos LGC? O objetivo geral foi analisar a percepção dos LGC participantes dos CI “Envolvimento da ciência com a sociedade” 2018/2019 no que diz respeito aos conhecimentos construídos nos dias dos cursos à luz das concepções de Paulo Freire. E os objetivos específicos foram: 1) Investigar a motivação dos LGC em participar dos CI; 2) Identificar as experiências de conhecimento vivenciadas pelos Líderes de grupos comunitários nas duas edições do CI no âmbito da promoção da saúde; 3) Fazer aproximações entre a pedagogia Freireana e as reflexões verbalizadas pelos LGC sobre os CIs. Esse trabalho se deu por uma pesquisa qualitativa que adotou a entrevista individual com 05 LGC (idade entre 49 e 66 anos, 2 com Ensino fundamental incompleto e 3 com Ensino Médio completo) que participaram das 2 edições dos CI, representantes dos grupos: Associação Lutando para Viver Amigos do INI/Fiocruz; Clube das Amigas da Mama, Comitê Comunitário Assessor do Centro de Pesquisas em DST/AIDS do Hospital Geral de Nova Iguaçu, Associação Rio Chagas/Fiocruz. Metodologia: Os dados coletados foram tratados sob a ótica da metodologia qualitativa e analisados pela técnica da análise de conteúdo de Bardin, de acordo com o objetivo proposto e buscando responder à questão de investigação. Após transcrição, leitura e análise de dados a categorização temática foi realizada para identificação dos temas geradores prosseguimos com as etapas: 1) Préanálise dos dados coletados; 2) Etapa de exploração do material; 3) Etapa de tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Resultados: (1) Motivação dos LGC em participar dos cursos internacionais: adquirir conhecimento e aprender coisas novas (1º curso), trocar com mais segurança de igualdade de posição (2º curso); (2) Identificação das experiências de conhecimento vivenciadas pelos LGC no âmbito da promoção da saúde: novos aprendizados, segurança na expressão de experiências e opiniões, pesquisa sobre novidades, disseminação dos conhecimentos; mudanças pessoais relativas à maior conscientização sobre os temas de saúde relacionados às suas realidades como lideranças e ao empoderamento pessoal e coletivo; (3) Reflexão sobre as aproximações entre a pedagogia Freireana e as experiências verbalizadas pelos LGC: destacaram-se os conceitos de que (i) o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica da realidade, (ii) ninguém é superior a ninguém, a igualdade é uma condição para uma educação libertadora; (iii) quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender (em condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e reconstrução do saber ensinado ao lado do educador, também sujeito do processo); (iv) é necessário que seja mantido vivo o gosto pela rebeldia, que aguça a curiosidade e a capacidade de se arriscar e se aventurar; (v) o ser humano é sujeito, com atuação e intencionalidade, estando para além de um objeto do mundo do qual faz parte; (vi) quanto mais crítica for a capacidade de aprender, mais se constrói a curiosidade acerca do que se estuda; (vii) a conscientização é o desenvolvimento crítico da tomada de consciência; (viii) só o diálogo comunica, nutrido no amor, na humildade, na esperança, na fé e na confiança. Conclusão: Os LGC, conseguiram à sua maneira compreender alguns embates sobre a sua realidade e produzir assim, um pensar crítico acerca da sua realidade e com isso almejar possibilidade de mudanças em relação ao seu grupo. Essas independem dos mesmos, como recursos financeiros. Mas que há a disposição de iniciar uma tarefa qualquer para melhoria do grupo
Abstract
In the light of Paulo Freire's knowledge, we studied the reflections of Community Group Leaders (CGL) participating in the two editions of the International Courses (IC) "Engagement of Science with Society", held in 2018 and 2019. These extension courses innovated by to bring together employees, professors, students and the community in the same knowledge building environment, with the institutional support of FIOCRUZ. We address the role of education and extension courses as a form of empowerment for the CGL for Health Promotion. The guiding question of the study: How did the knowledge built from the ICs contribute to the empowerment of the CGL? The general objective was to analyze the perception of the CGL participating in the IC "Engagement of science with society" 2018/2019 with regard to the knowledge built on the days of the courses in the light of Paulo Freire's conceptions. And the specific objectives were: 1) Investigate the motivation of the CGL to participate in the IC; 2) Identify the experiences of knowledge lived by the Leaders of community groups in the two editions of the IC in the scope of health promotion; 3) Making approximations between Freirean pedagogy and the reflections verbalized by the CGL on the ICs. This work was based on a qualitative research that adopted the individual interview with 05 CGL (aged between 49 and 66 years old, 2 with incomplete elementary school and 3 with complete high school) who participated in the 2 editions of the CI, representatives of the groups: Associação Lutando for Viver Amigos do INI/Fiocruz; Amigas da Mama Club, Community Advisory Committee of the STD/AIDS Research Center at the Nova Iguaçu General Hospital, Associação Rio Chagas/Fiocruz. Methodology: The collected data treated from the perspective of qualitative methodology and analyzed using Bardin's content analysis technique, according to the proposed objective and seek. Methodology: The collected data treated from the perspective of qualitative methodology and analyzed using Bardin's content analysis technique, according to the proposed objective and seeking to answer the research question. After transcription, reading and analysis of data, thematic categorization carried out to identify the generating themes, we proceeded with the steps: 1) Pre-analysis of the collected data; 2) Material exploration stage; 3) Treatment stage of the obtained results and interpretation. Results: (1) CGL 's motivation to participate in international courses: acquire knowledge and learn new things (1st course), exchange with more security of equal position (2nd course); (2) Identification of knowledge experiences experienced by the LGC in the context of health promotion: new learning, confidence in the expression of experiences and opinions, research on news, dissemination of knowledge; personal changes related to greater awareness of health issues related to their realities as leaders and personal and collective empowerment; (3) Reflection on the approximations between Freirean pedagogy and the experiences verbalized by the CGL: the concepts that (i) knowledge is constituted in the man-world relations, transformation relations, and is perfected in the critical problematization of reality , (ii) no one is superior to anyone, equality is a condition for a liberating education; (iii) those who teach learn while teaching and those who learn teach while learning (under conditions of true learning, students are transformed into real subjects of construction and reconstruction of the knowledge taught alongside the educator, who is also the subject of the process); (iv) it is necessary to keep alive the taste for rebellion, which sharpens curiosity and the ability to take risks and venture out; (v) the human being is a subject, with action and intentionality, being beyond an object of the world of which he is a part; (vi) the more critical the ability to learn, the more curiosity is built about what is being studied; (vii) awareness is the critical development of awareness; (viii) only dialogue communicates, nourished in love, humility, hope, faith and trust. Conclusion: The CGL managed, in their own way, to understand some clashes about their reality and thus produce a critical thinking about their reality and with that aim for the possibility of changes in relation to their group. These are independent of them, such as financial resources, but there is a willingness to start any task for the improvement of the group
DeCS
Educação popular$$2BNPromoção da Saúde
Curso de Extensão
Participação da Comunidade
Empoderamento
Share