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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66057
DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO JOGO CÉLULA ADENTRO EM PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O APRENDIZADO DE BIOLOGIA CELULAR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Jogos e Brinquedos
Jogos de Tabuleiro
Ensino de Graduação
Educação a Distância
Educação
Silva, Débora Regina da | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Biologia Celular é de extrema importância para compreensão dos seres vivos e dos diversos avanços biotecnológicos e médicos que fazem parte das notícias diárias da sociedade que inclusive precisa se posicionar em diversas decisões éticas. Porém, apresenta uma série de dificuldades em seu ensino, dentre elas a vasta quantidade de conteúdos e conceitos abstratos. Os desafios no ensino de Biologia Celular foram agravados pelo ensino remoto devido à pandemia do Coronavírus 2019. Uma das alternativas para motivação e construção de conhecimento desta área tem sido a utilização de jogos didáticos, como o jogo de tabuleiro investigativo Célula Adentro. Este jogo foi escolhido pois além da construção do conhecimento, possibilita o desenvolvimento de habilidades de raciocínio, trabalho em grupo, argumentação, síntese e associação de ideias. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os desafios e as contribuições do jogo Célula Adentro em plataformas digitais como apoio ao aprendizado de Biologia Celular nos cursos de graduação de formação em saúde e educação no contexto da pandemia. A fim de identificar as diferenças na percepção dos alunos a respeito da motivação, experiência do usuário e aprendizagem, foram realizadas anotações em cadernos de campo, entrevistas com grupos focais e aplicação de questionários para discentes dos cursos de graduação de formação em saúde e educação. O jogo foi transposto para duas plataformas digitais a Roll20 e Tabletopia e desta forma foi possível utilizar o jogo durante o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia. Apesar dos vários desafios encontrados na aplicação do Célula Adentro tanto na plataforma Roll20 quanto na plataforma Tabletopia, os alunos ficaram muito envolvidos com a atividade, conseguiram discutir as pistas e apresentar soluções para o Caso proposto Além disso, o jogo trouxe momentos de descontração, risadas e brincadeiras, permitindo uma socialização principalmente para os alunos que estavam em isolamento social por conta da COVID-19. O jogo digital se mostrou importante não apenas para o período de ensino remoto, mas também durante o curso presencial, podendo ser um recurso importante para o estudo e integração das turmas a ser utilizado em horários extraclasses como em monitorias
Abstract
Cell Biology is extremely important for understanding living beings and various biotechnological and medical advances that are part of society’s daily news. This knowledge even demands various ethical position and decisions. However, it presents a series of difficulties in its teaching, among them the vast amount of content and abstract concepts. The challenges in teaching Cell Biology were aggravated by remote teaching due to the 2019 Coronavirus pandemic. One of the alternatives for motivation and knowledge building in this area has been the use of didactic games, such as the investigative board game Inside Cell. This game was chosen because, in addition to the construction of knowledge, it enables the development of reasoning skills, group work, argumentation, synthesis and association of ideas. Thus, the objective of this work was to analyze in the context of the pandemic the challenges and contributions of the Inside Cell game on digital platforms as a support for learning Cell Biology in undergraduate health and education training courses. In order to identify differences in students' perceptions regarding motivation, user experience and learning, notes were taken in field notebooks, interviews with focus groups and questionnaires were applied to students of undergraduate courses in health and education. The game was transposed to two digital platforms, Roll20 and Tabletopia, and in this way it was possible to use the game during emergency remote teaching in the context of the pandemic. Despite the various challenges encountered in the application of Inside Cell both on the Roll20 platform and on the Tabletopia platform, the students were very involved with the activity, managed to discuss the clues and present solutions for the proposed case In addition, the game brought moments of relaxation, laughter and joke, allowing socialization mainly for students who were in social isolation due to COVID-19. The digital game proved to be important not only for the remote teaching period, but also during the face-to-face course when it can be an important resource for the study and integration of classes to be used in extraclass hours as in tutoring
DeCS
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