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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66243
DEPRESSÃO INFANTIL: SENSIBILIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ENVOLVIDOS COM O ENSINO FUNDAMENTAL 1 E DA POPULAÇÃO EM GERAL, ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES BASEADAS NA NEUROEDUCAÇÃO
Saúde Mental Infantil
Conscientização
Docentes
Comunicação e Divulgação Científica
Câmara, Luã Teixeira Guapyassú | Date Issued:
2021
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O termo depressão foi designado em 1680 em pacientes com estados de disforia, de anedonia, um sentimento intenso de angústia e uma perda de interessa generalizada em relação ao mundo. Os transtornos depressivos ou também chamados de transtornos de humor, são grupos de patologias com elevados números de casos que afetam diretamente o sistema nervoso, acometendo sintomas fisiológicos, comportamentais e cognitivos. A depressão infantil atualmente prevalece na lista de preocupações de Saúde Pública, conforme relata a Organização Mundial da Saúde (OMS) informando-nos que nos últimos dez anos o número de diagnósticos de crianças de 6 a 12 anos- de cerca de 4,5% passou para 8%, fora os que não são diagnosticados. A falta de conhecimento de alguns profissionais de que as crianças podem apresentar depressão, além da falta de conhecimento geral dos responsáveis legais e de educadores sobre a identificação de estados depressivos dificulta a intervenção precoce, agravando seriamente o futuro daquele indivíduo. Portanto, a partir do momento que entendemos que somos seres biopsicossociais, ou seja, somos influenciados por fatores biológicos, psicológicos e sociais, compreendemos que o púbico infantil pode apresentar também fatores depressivos, seja pela pré-disposição genética ou até por experiências negativas de vida. Muitos estudiosos no âmbito das neurociências, da medicina, da psicologia comportamental e da educação, destacam que estados depressivos em crianças estão ocorrendo cada vez mais cedo Diante deste contexto apresentado, esta pesquisa intitulada: “Depressão Infantil: Sensibilização de profissionais da educação envolvidos com o ensino fundamental 1 e da população em geral, através da divulgação de informações baseadas na neuroeducação”, vem alertar, ao contrário do que se imagina, que essa patologia também está no meio infantil, proporcionando a sensibilização de profissionais da educação envolvidos com o ensino fundamental 1, ou seja, professores, pedagogos, diretores e coordenadores, através de realizações de palestras e de debate construtivo, baseado na metodologia PBL, como também a divulgação de informações para a população em geral baseadas na literatura científica acerca da temática da caracterização da depressão em crianças. A importância deste conhecimento no campo educacional poderá possibilitar o vislumbre de uma ponte entre os saberes dos campos da educação e saúde que poderá resultar numa ação eficiente e agregadora, levando a uma possível melhora de vida das crianças e consequentemente, levar à redução de possíveis problemas futuros melhorando assim não só sua saúde, como também o desenvolvimento de sua aprendizagem
Abstract
The term depression was designated in 1680 in patients with states of dysphoria, anhedonia, an intense feeling of anguish and a generalized loss of interest in the world. Depressive disorders, or also called mood disorders, are groups of pathologies with high cases that directly affect the nervous system, affecting physiological, behavioral and cognitive symptoms. Childhood depression currently prevails in the list of Public Health concerns, as reported by the World Health Organization (WHO) informing that in the last ten years, the number of diagnoses of children aged 6 to 12 years, about 4.5% has passed. to 8%, out of those who are not diagnosed. The lack of knowledge of some professionals that children do not have depression, in addition to the general lack of knowledge of legal guardians and educators about the identification of depressive states, makes early intervention difficult, seriously aggravating the individual's future. Therefore, from the moment we understand that we are biopsychosocial beings, that is, we are influenced by biological, psychological and social factors, it is understood that the infantile pubic can also present depressive factors, whether due to genetic predisposition, or even negative experiences of life. Many scholars in the field of neuroscience, medicine, behavioral psychology and education point out that depressive states in children are occurring at an earlier age. Given this context, this research entitled: "Child Depression: Raising awareness of education professionals involved with elementary education 1 and the population in general, through the dissemination of information based on neuroeducation", warns, contrary to popular belief, that this pathology is also in children's environment, providing the awareness of education professionals involved with elementary school 1, that is, teachers, pedagogues, directors and coordinators, through lectures and constructive debates, based on the PBL methodology, such as also in the dissemination of information to the general population, based on the scientific literature on the subject, which is depression in children. The importance of this knowledge in the educational field will enable the bridge between knowledge, education and health, in which it establishes an efficient and aggregating action, generating a possible improvement in children's lives, consequently, drastically reducing possible future problems and thus improving, not only health, as well as their learning development
DeCS
Depressão em CriançasSaúde Mental Infantil
Conscientização
Docentes
Comunicação e Divulgação Científica
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