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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66442
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
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O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO ESCOTISMO: A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO, SOBRE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES BIOLÓGICOS
Silva, Gabryella Cristhine Ferreira da | Date Issued:
2023
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Movimento Escoteiro tem como objetivo a formação de caráter e criação de valores em seus jovens, tendo como premissa o método escoteiro, associado à caracteristicas da educação não-formal. No escotismo, as atividades tendem à ser realizadas sempre ao ar livre, buscando contato íntimo com a natureza e aplicando, na prática, os conhecimentos adquiridos. Entretanto, percebe-se a vulnerabilidade dos escoteiros às doenças, com importância em saúde pública, transmitidas por vetores biológicos, aumentando o risco de infecção durante a realização das atividades, sobretudo em acampamentos. Essa pesquisa visa compreender o processo de ensino/aprendizagem por meio de um jogo educativo sobre doenças transmitidas por vetores biológicos. A metodologia utilizada foi embasada numa abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados: boletins epidemiológicos e questionários, além do desenvolvimento de um jogo educativo sobre doenças transmitidas por vetores biológicos, aplicado junto aos escoteiros, como uma alternativa didática, para compartilhar conhecimentos acerca do tema. Esta pesquisa obteve um número total de 29 participantes, sendo eles 15 jovens do ramo pioneiro, faixa etária compreendida entre 18 a 21 anos, que formaram o grupo A deste estudo. Além de 14 chefes escoteiros, com idade a partir de 22 anos, que formaram o grupo B desta pesquisa. Em relação ao grupo B, apesar de não haver limitação máxima de idade, os participantes tinham entre 22 e 68 anos de idade. Como critério de participação para ambos os grupos, foi definido ser residente no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados desta pesquisa evidenciaram o quanto é pertinente a necessidade de instruir e sensibilizar os escoteiros quanto as doenças transmitidas por vetores biológicos, do mesmo modo, demonstrou a relevância da utilização de um jogo didático para a construção do conhecimento acerca do tema, de forma dinâmica, eficiente e descontraída, sem afetar a seriedade do conteúdo proposto, colaborando assim de forma positiva, para o processo de ensino/aprendizagem dos escoteiros frente ao tema
Abstract
The Scout Movement aims to form character and create values in its young people, based on the premise of the Scout method, associated with the characteristics of non-formal education. In Scouting, the activities tend to be carried out always outdoors, seeking intimate contact with nature and applying, in practice, the knowledge acquired. However, the vulnerability of the Scouts to diseases, with importance in public health, transmitted by biological vectors is perceived, increasing the risk of infection during the performance of the activities, especially in camps. This research aims to understand the teaching/learning process through an educational game about diseases transmitted by biological vectors. The methodology used was based on a qualitative approach, using as data collection instruments: epidemiological bulletins and questionnaires, in addition to the development of an educational game on diseases transmitted by biological vectors, applied with the scouts, as a didactic alternative, to share knowledge on the subject. This research obtained a total number of 29 participants, being them 15 young people from the pioneer branch, aged between 18 and 21 years, who formed group A of this study. In addition to 14 Scout Chiefs, aged 22 years and older, who formed group B of this research. Regarding group B, although there was no maximum age limitation, the participants were between 22 and 68 years old. As a criterion for participation for both groups, it was defined to be resident in the State of Rio de Janeiro. The results of this research showed how pertinent is the need to instruct and sensitize Scouts about diseases transmitted by biological vectors, in the same way, it demonstrated the relevance of the use of a didactic game for the construction of knowledge about the subject, in a dynamic, efficient and relaxed way, without affecting the seriousness of the proposed content, thus collaborating in a positive way, for the teaching/learning process of the Scouts facing the theme
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