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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67280
EDUCAÇÃO PERMANENTE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UMA PROPOSTA DE CUIDADO COM CRIANÇAS ASMÁTICAS
Asma
Atenção primária à saúde
Educação continuada
Aprendizagem baseada em problemas
Asma
Atenção Primária à Saúde
Educação Continuada
Aprendizagem Baseada em Problemas
Alternative title
Continuing education with community health agents: a proposal for care of asthmatic childrenAuthor
Affilliation
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Hospital Geral de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Hospital Geral de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O uso de metodologias ativas nos processos de formação dos trabalhadores de saúde é uma diretriz recomendada na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste estudo, formulou-se uma intervenção educativa para agentes comunitários de saúde (ACS) sobre cuidados dirigidos a crianças/famílias com asma. O objetivo é descrever uma ação educativa com agentes comunitários de saúde sobre conhecimentos relacionados à asma, adotando as diretrizes da PNEPS no contexto da atenção primária. Tratase de estudo 'quantiqualitativo', com avaliação préteste e pósteste autopreenchida pelos agentes comunitários de saúde, além de metodologias ativas em três grupos focais vivenciais, que tiveram sua trajetória gravada e transcrita para posterior análise de dados, com uso da técnica análise de conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin. Os conhecimentos dos ACS sobre mitos relacionados à asma apontaram acréscimo após a ação educativa. Dos grupos focais emergiram as temáticas: Educação em saúde para prevenção das doenças respiratórias; Significado atribuído à asma; Bombinhas: desmistificando conceitos; Fatores desencadeantes para asma; Adaptando cuidados preventivos; Avaliando os conhecimentos construídos. A utilização de metodologias ativas favoreceu o desenvolvimento de competências por parte dos ACS, despertando motivação na abordagem educativa junto às crianças/famílias com asma.
Abstract
The use of active methods in the health
worker training process is a guideline that is recommended under the National Continuing Education in
Health Policy (PNEPS) for National Health System
(SUS) employees. In this study, the authors created an
educational intervention for community health agents
(CHA) regarding care aimed at children/families with
asthma. The aim is to describe an educational action
involving community health workers about asthmarelated knowledge, adopting the National Policy on
Continuing Education in Health in the context of
primary care. This was a 'quanti-qualitative' study,
with pretest and posttest assessments filled in by the
community health workers themselves, in addition to
active approaches in three experiential focus groups,
which had their activities recorded and transcribed
for later data analysis using the content analysis
methodology in accordance with the thematic mode
proposed by Bardin. The CHA's knowledge about the
myths related to asthma increased after the educational activity. The following themes emerged from
the focus groups: Health education for the prevention
of respiratory diseases; Meaning attributed to asthma;
Firecrackers: demystifying concepts; Trigger factors
for asthma; Adapting preventive care; Assessing the
knowledge built. The use of active methodologies favored the development of skills among the CHAs,
arousing motivation in the educational approach with
children/families with asthma.
Keywords in Portuguese
Educação em saúdeAsma
Atenção primária à saúde
Educação continuada
Aprendizagem baseada em problemas
DeCS
Educação em SaúdeAsma
Atenção Primária à Saúde
Educação Continuada
Aprendizagem Baseada em Problemas
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