Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67653
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Fortaleza, Claudilene Sousa | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo tem o objetivo de analisar a produção científica sobre educação permanente em saúde na atenção primária, nas bases Web of Science e Scopus entre 2019 a 2023. Buscando elencar a quantidade de produção científica anual e identificar tendências ao longo do período do estudo, mapear as principais áreas de pesquisa dentro do tema educação permanente em saúde na atenção primária, apresentar os principais autores, instituições e países contribuintes na literatura sobre o tema e examinar as redes de co-autoria e colaboração internacional para entender a dinâmica de parcerias acadêmicas no campo estudado. Trata-se de um estudo de natureza exploratória-descritiva, adotando a bibliometria como método para a análise quantitativa da produção científica. O estudo a partir das análises e discussões demonstra que há ainda um confundimento entre EPS e EC principalmente nas publicações internacionais. Demonstra ainda que há um interesse da comunidade científica sobre educação permanente na atenção primária, mas que necessita de maiores investimentos e de ampliação do envolvimento de outros pesquisadores, inclusive internacionais, para ampliação do debate acerca do tema. Destaca ainda a importância da cooperação entre profissionais e instituições para a construção de saberes coletivos e de diferentes perspectivas. O estudo possibilitou identificar as tendencias de cooperação nos anos da pesquisa, quais autores e instituição publicam mais, além de apresentar a predominância de publicações acerca de educação permanente no Brasil e ainda muito tímida em outros países.
Abstract
This study aims to analyze scientific production on continuing health education in primary care, in the Web of Science and Scopus databases between 2019 and 2023. Seeking to list the amount of annual scientific production and identify trends throughout the study period, map the main areas of research within the topic of continuing health education in primary care, present the main authors, institutions and contributing countries in the literature on the topic and examine the networks of co-authorship and international collaboration to understand the dynamics of academic partnerships in the field studied. This is an exploratory-descriptive study, adopting bibliometrics as a method for the quantitative analysis of scientific production. The study based on analyzes and discussions demonstrates that there is still confusion between EPS and EC, especially in international publications. It also demonstrates that there is interest from the scientific community in continuing education in primary care, but that greater investments and increased involvement of other researchers, including international ones, are needed to expand the debate on the topic. It also highlights the importance of cooperation between professionals and institutions for the construction of collective knowledge and different perspectives. The study made it possible to identify cooperation trends in the years of research, which authors and institutions publish the most, in addition to presenting the predominance of publications on continuing education in Brazil and still very timid in other countries.
Share