Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68332
O CURSO “SAÚDE COMUNITÁRIA: UMA CONSTRUÇÃO DE TODOS”: ESTUDO DE UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PROMOTORA DA SAÚDE PARA A CIDADANIA, EM COMUNIDADES COM VULNERABILIDADE EM SOCIOAMBIENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Estratégia Educacional Promotora da Saúde
Indicadores de Aprendizagem
Indicadores de Competência
Cidadania
Health Promotion Educational Strategy
Learning Indicators
Competence Indicators
Citizenship
Educação para a Saúde Comunitária
Métodos de Ensino
Cidadania
Vulnerabilidade Social
Collazos, Renata Luisa Sette | Date Issued:
2023
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O curso “Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos” trabalha as temáticas de saúde e ambiente do território, tendo o morador de áreas com vulnerabilidade socioambiental como o ator central do processo, na perspectiva da educação popular em saúde, que lhe possibilite a análise da realidade do seu território para promover a participação comunitária democrática em prol da transformação social. O curso se situa no campo da educação não formal e utiliza metodologias participativas baseadas em miniprojetos sociocomunitários como estratégia de ensino-aprendizagem, tendo como preceito a Educação Popular, preconizada por Paulo Freire. O objetivo geral deste estudo foi avaliar o curso como uma estratégia educacional promotora da saúde para a cidadania, em comunidades com vulnerabilidade socioambiental, no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa em ensino, documental, social, qualiquantitativa, descritiva, exploratória e retrospectiva, que analisou o processo de ensino-aprendizagem, seus aprendizados e desenvolvimento de competências. Foram utilizados o banco de dados do curso e instrumentos avaliativos aplicados. Os dados do perfil do público-alvo, na perspectiva do controle socioambiental da saúde, foram analisados por estatísticas simples. As respostas dos alunos egressos foram exploradas pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), através do programa ATLAS.ti.22. Na etapa da organização foi constituído o corpus e propostos indicadores de aprendizagem e competências. Foram realizadas as codificações (unidades de registro), que resultaram em mapas conceituais de rede e em uma nuvem de palavras. Desde 2010 até 2019, o curso formou 912 alunos moradores de 50 comunidades do Estado Rio de Janeiro, a maioria de Manguinhos (37%) e Maré (8%). A renda da maioria foi de até dois salários-mínimos, com escolaridade de ensino médio (73%) e ensino fundamental (17%). A motivação era ‘‘conhecimento’’, ‘‘oportunidade’’, ‘‘aprender’’ e ‘‘currículo’’. Os alunos responderam que o curso ajudou no seu dia a dia (94,6%) e 86,7% afirmaram que modificaram algum hábito no seu dia a dia. Como indicadores de aprendizagem crítica sobre os determinantes socioambientais da saúde e dos processos promotores da saúde, foram gerados quatro códigos principais: ‘‘Saneamento’’, ‘‘Prevenção’’, ‘‘Saúde’’ e ‘‘Cidadania’’, que se destacam e se ramificam em vários subcódigos relacionados, sendo o código mais frequente ‘‘Saúde’’. Para os indicadores de desenvolvimento de competência, que podem impactar na promoção da saúde para a cidadania, foram gerados dois códigos principais ‘‘Higiene’’ e ‘‘Saúde’’, que se ramificam em subcódigos prevalentes como: ‘‘água’’, ‘‘alimentação’’ e ‘‘cuidado’’. Outros códigos independentes como ‘‘Conhecimento’’ e ‘‘Hábitos’’ também foram frequentes no contexto de percepção de algo a ser modificado e de modificação no dia a dia. O curso atingiu o objetivo de construir conhecimentos que possibilitem compreender a teia de relações entre os determinantes socioambientais da saúde, a organização do território e o fortalecimento comunitário para a promoção da saúde local, pois os dados confirmam que o curso não é só uma estratégia educacional, mas também uma incubadora sociotécnica de multiplicadores de saberes. Desta forma, através do processo ensino-aprendizagem foi construída a capacidade de promover saúde e cidadania, por meio do desenvolvimento das habilidades e competências, resultando em modificação no cotidiano dos territórios.
Abstract
The course “Community Health: A Construction of All” works on the themes of health and the environment of the territory, with residents of areas with socio-environmental vulnerability as the central actor in the process, from the perspective of popular health education, which allows them to analyze the reality of its territory to promote democratic community participation in favor of social transformation. The course is in the field of non-formal education and uses participatory methodologies based on socio-community mini-projects as a teaching-learning strategy, with Popular Education as its precept, recommended by Paulo Freire. The general objective of this study was to evaluate the course as an educational strategy that promotes health for citizenship, in communities with socio-environmental vulnerability, in the State of Rio de Janeiro. This is a documentary, social, qualitative, descriptive, exploratory and retrospective research in teaching, which analyzed the teaching-learning process, its learning and development of competences. The course database and applied evaluative instruments were used. Data from the profile of the target public, from the perspective of socio-environmental health control, were analyzed using simple statistics. The responses of former students were explored by Content Analysis by Bardin (1977), using the ATLAS.ti.22 software. In the organization stage, the corpus was constituted and learning and competence indicators were proposed. Encodings (registration units) were performed, which resulted in conceptual network maps and a cloud of words. From 2010 to 2019, the course trained 912 students living in 50 communities in the state of Rio de Janeiro, most of them in Manguinhos (37%) and Maré (8%). The income of the majority was up to two minimum wages, with secondary education (73%) and elementary education (17%). The motivation was ‘‘knowledge’’, ‘‘opportunity’’, ‘‘learn’’ and ‘‘curriculum’’. The students answered that the course helped in their daily lives (94.6%) and 86.7% stated that they changed ix some habit in their daily lives. As indicators of critical learning about the socioenvironmental determinants of health and health-promoting processes, four main codes were generated: ''Sanitation'', ''Prevention'', ''Health'' and ''Citizenship'', which stand out and branch out into several related subcodes, the most frequent code being ''Health''. For competence development indicators, which can impact health promotion for citizenship, two main codes ''Hygiene'' and ''Health'' were generated, which branch into prevalent subcodes such as: ''water'', ''feeding'' and ''care''. Other independent codes such as ''Knowledge'' and ''Habits'' were also frequent in the context of the perception of something to be modified and of modification in everyday life. The course achieved the objective of building knowledge that makes it possible to understand the web of relationships between the socio-environmental determinants of health, the organization of the territory and community strengthening for the promotion of local health, as the data confirm that the course is not just an educational strategy, but also a sociotechnical incubator of knowledge multipliers. In this way, through the teaching-learning process, the ability to promote health and citizenship was built, through the development of skills and competences, resulting in changes in the daily life of the territories.
Keywords in Portuguese
Saúde ComunitáriaEstratégia Educacional Promotora da Saúde
Indicadores de Aprendizagem
Indicadores de Competência
Cidadania
Keywords
Community HealthHealth Promotion Educational Strategy
Learning Indicators
Competence Indicators
Citizenship
DeCS
Saúde PúblicaEducação para a Saúde Comunitária
Métodos de Ensino
Cidadania
Vulnerabilidade Social
Share