Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68460
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES
Pessoal da Saúde
Sistema Único de Saúde
Assistência Hospitalar
Educação em Saúde
Lima, Cibele Rodrigues | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A dissertação teve como principal motivação a necessidade da autora, enquanto mestranda e pesquisadora, atuando em um hospital de Belo Horizonte, de investigar a interseção entre teoria e prática na Educação Permanente em Saúde (EPS). Ao observar os desafios dos gestores assistenciais em aplicar a EPS, a autora buscou com esse trabalho, contribuir para a melhoria dessas práticas no hospital, visando trazer melhorias para o cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde e aprimorar o cuidado oferecido aos usuários. O estudo, assim, se alinha com o desejo de integrar de maneira mais eficaz a teoria da EPS com as práticas assistenciais no ambiente hospitalar. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com a abrangência de revisão bibliográfica e documental. Foi utilizado um questionário semiestruturado aplicado aos gestores assistenciais da instituição via Google Forms, respeitando a preservação de dados dos participantes, norteado pelas normas éticas da Resolução CNS 466/2012 e CNS 510/2016, com aprovação do Comitê de Ética. Também foi utilizada a pesquisa documental, analisando registros sobre práticas de Educação Permanente na instituição, como treinamentos, fluxos e relatórios. A análise documental proporcionou a compreensão de fenômenos sistêmicos relacionados ao tema dentro de um contexto histórico sobre o tema na instituição. Na análise geral do resultado da pesquisa realizada com gestores assistenciais, a motivação e o engajamento dos profissionais, juntamente com os desafios estruturais e conceituais da EPS foram apontadas como fatores primordiais para a efetivação e fortalecimento de uma política de Educação Permanente e das ações educativas com eficácia. Para isso, segundo o resultado analisado, será necessário desenvolver abordagens que envolvam e incentivem a participação mais ativa e contínua dos profissionais, integrando a cada dia mais a EPS aos setores de maneira prática, no cotidiano das equipes de saúde.
Abstract
The main motivation behind this dissertation was the author's need, as a master's student and researcher working in a hospital in Belo Horizonte, to investigate the intersection between theory and practice in Continuing Health Education (CHE). Observing the challenges faced by healthcare managers in applying CHE, the author aimed, through this work, to contribute to the improvement of these practices within the hospital, with the goal of enhancing the daily work routine of healthcare professionals and improving the care provided to patients. The study, therefore, aligns with the desire to more effectively integrate CHE theory with healthcare practices in the hospital environment. The methodology employed was qualitative in nature, encompassing a literature and document review. A semi-structured questionnaire was administered to healthcare managers at the institution via Google Forms, respecting the preservation of participant data and guided by the ethical standards of CNS Resolution 466/2012 and CNS 510/2016, with approval from the Ethics Committee. Documental research was also conducted, analyzing records on Continuing Education practices within the institution, such as trainings, workflows, and reports. The document analysis provided an understanding of systemic phenomena related to the topic within a historical context at the institution. In the overall analysis of the research results conducted with healthcare managers, the motivation and engagement of professionals, along with the structural and conceptual challenges of CHE, were identified as key factors for the effective implementation and strengthening of a Continuing Education policy and educational actions with efficacy. To achieve this, the analyzed results indicated that it will be necessary to develop approaches that involve and encourage more active and continuous participation of professionals, increasingly integrating CHE into sectors in a practical way in the daily routines of healthcare teams.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La tesis fue motivada principalmente por la necesidad del autor, como estudiante de maestría e investigador, actuando en un hospital de Belo Horizonte, de investigar la intersección entre teoría y práctica en la Educación Permanente en Salud (EPS). Al observar los desafíos que enfrentan los gestores de salud en la aplicación de las EPS, el autor buscó con este trabajo contribuir a la mejora de estas prácticas en el hospital, objetivando aportar mejoras al trabajo diario de los profesionales de la salud y mejorar la atención ofrecida a los usuarios. Por lo tanto, el estudio se alinea con el deseo de integrar de manera más efectiva la teoría EPS con las prácticas de atención en el entorno hospitalario. La metodología utilizada fue de carácter cualitativo, abarcando la revisión bibliográfica y documental. Se aplicó un cuestionario semiestructurado a los gestores de atención de la institución a través de Google Forms, respetando la preservación de los datos de los participantes, guiado por las normas éticas de la Resolución CNS 466/2012 y CNS 510/2016, con aprobación del Comité de Ética. También se utilizó la investigación documental, analizando registros sobre las prácticas de Educación Continua en la institución, como capacitaciones, flujos e informes. El análisis documental permitió comprender los fenómenos sistémicos relacionados con el tema dentro de un contexto histórico sobre el tema en la institución. En el análisis general de los resultados de la investigación realizada con gestores de salud, la motivación y el compromiso de los profesionales, junto con los desafíos estructurales y conceptuales de las EPS, fueron identificados como factores esenciales para la implementación y fortalecimiento de una política de Educación Permanente y acciones educativas efectivas. Para ello, según los resultados analizados, será necesario desarrollar enfoques que involucren y fomenten una participación más activa y continua de los profesionales, integrando los EPS en los sectores cada vez más de forma práctica, en la vida cotidiana de los equipos sanitarios.
DeCS
Educação ContinuadaPessoal da Saúde
Sistema Único de Saúde
Assistência Hospitalar
Educação em Saúde
Share