Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68480
O USO DE MATERIAIS JORNALÍSTICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
Apoio Pedagógico
Jornalismo Médico
Materiais de Ensino
Comunicação em Saúde
Farias, Julia Neves de | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo discute a apropriação de materiais jornalísticos como recurso pedagógico na formação profissional em saúde. Buscou-se conhecer o que influencia docentes na incorporação de materiais desse tipo; as formas de uso; atributos dos materiais que potencializam seu uso em sala de aula e os benefícios desse uso na construção de um processo que favoreça a autonomia de pensamento do estudante e propicie uma perspectiva emancipatória sobre a realidade. Por meio da metodologia qualitativa, foram adotadas técnicas de pesquisa e perspectiva analítica que permitissem compreender significados e intencionalidades de docentes na relação com o material jornalístico, entendido como mediador do processo de ensino-aprendizagem. A técnica de produção de dados foi entrevista semiestruturada, e os sujeitos foram 12 docentes de cursos técnicos em saúde de duas instituições públicas de ensino, uma federal e outra estadual. Os resultados revelam que esse uso se fortalece tanto por meio de atributos intrínsecos aos materiais quanto pelas dinâmicas de uso. Em relação aos atributos, valorizam-se conteúdos que contemplem uma dimensão concreta das experiências, o que potencializa o diálogo; o estímulo à autonomia discente, ao senso crítico e à leitura; bem como capacidade de gerar aproximação da ciência. As dinâmicas de uso favorecem a promoção de debates e atividades coletivas, resultando em maior troca de ideias e possibilitando diversidade de estratégias didáticas. A confiabilidade das informações sobressai como critério fundamental para a incorporação dos materiais, pois contribui diretamente para confrontar a difusão da desinformação. Finalizamos o estudo produzindo um guia para apoiar docentes no uso de material jornalístico em sala de aula. Concluímos afirmando que a apropriação de materiais jornalísticos, associada ao trabalho crítico de docentes, incentiva a renovação das práticas pedagógicas no sentido de estimular interações mais horizontais entre docentes e estudantes e tem potencial de promover processos de ensino-aprendizagem emancipatórios.
Abstract
The present work discusses using journalistic materials as a pedagogical resource in professional health training. It was sought to identify what influences teachers when incorporating journalistic materials, the forms of use, attributes of the materials that potentialize their use in classrooms, and their benefits in constructing a process that favors the student's autonomy of thought and provides an emancipatory perspective on reality. Through the qualitative methodology, research and analytical perspective techniques were adopted to understand teachers' meanings and intentions in their relationship with journalistic materials, which is considered a mediator in the teaching-learning process. The data was obtained through semi-structured interviews with 12 teachers of technical courses in healthcare from two public educational institutes, one federal and one state. The results reveal that the use of journalistic materials is strengthened through the intrinsic attributes of the materials and the dynamics of their use. Concerning the attributes, content encompassing a concrete dimension of experiences is valued, which enhances the dialogue and encourages student autonomy, critical thinking, reading, and the ability to generate an approximation of science. The use of dynamics favors the promotion of debates and collective activities, leading to a greater exchange of ideas and allowing diverse teaching strategies. The reliability of information stands out as the fundamental criterion for incorporating journalistic materials since it directly contributes to confronting the diffusion of misinformation. We have finalized the study by developing a guide to aid teachers in integrating journalistic material into the classroom. We conclude by stating that the appropriation of journalistic materials associated with the critical work of teachers encourages the renewal of pedagogical practices to stimulate more horizontal interactions between teachers and students and can potentially promote emancipatory teaching-learning processes.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este estudio discute la apropiación de materiales periodísticos como recurso pedagógico en la formación profesional de la salud. Buscamos comprender qué influye en los docentes a la hora de incorporar materiales de este tipo; las formas de uso; atributos de los materiales que potencian su uso en el aula y los beneficios de este uso en la construcción de un proceso que favorezca la autonomía de pensamiento del estudiante y proporcione una perspectiva emancipadora de la realidad. A través de una metodología cualitativa, se adoptaron técnicas de investigación y una perspectiva analítica para comprender los significados e intenciones de los docentes en su relación con el material periodístico, entendido como mediador del proceso de enseñanza-aprendizaje. La técnica de producción de datos fue la entrevista semiestructurada y los sujetos fueron 12 docentes de cursos técnicos en salud de dos instituciones educativas públicas, una federal y otra estatal. Los resultados revelan que este uso se fortalece tanto a través de los atributos intrínsecos de los materiales como a través de la dinámica de uso. En relación a los atributos, se valora el contenido que contemple una dimensión concreta de las experiencias, lo que potencia el diálogo; Fomentar la autonomía de los estudiantes, el pensamiento crítico y la lectura; así como la capacidad de generar una aproximación a la ciencia. La dinámica de uso favorece la promoción de debates y actividades colectivas, resultando en un mayor intercambio de ideas y posibilitando una diversidad de estrategias de enseñanza. La confiabilidad de la información se destaca como un criterio fundamental para la incorporación de materiales, ya que contribuye directamente a enfrentar la difusión de la desinformación. Concluimos el estudio con la elaboración de una guía para apoyar a los docentes en el uso de material periodístico en el aula. Concluimos afirmando que la apropiación de materiales periodísticos, asociada al trabajo crítico de los docentes, incentiva la renovación de las prácticas pedagógicas con el fin de estimular interacciones más horizontales entre profesores y estudiantes y tiene el potencial de promover procesos de enseñanza-aprendizaje emancipadores.
DeCS
Formação ProfissionalApoio Pedagógico
Jornalismo Médico
Materiais de Ensino
Comunicação em Saúde
Share