Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68646
O PAPEL DOS ASSISTENTES DE ALUNO EM UM COLÉGIO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESVELANDO O PROCESSO DE TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
Moraes, Diana | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo tem como objetivo analisar o papel pedagógico dos assistentes de aluno no contexto do processo de trabalho em um colégio de referência de formação de professores. Foi utilizada abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tomando-se como local de estudo o Colégio de Aplicação da UFRJ, e tendo como opção metodológica a pesquisa participante. Foram utilizadas como estratégias de pesquisa a revisão da literatura, pesquisa documental e realização de grupo focal. O método materialista histórico-dialético foi utilizado como referência para a análise dos dados, a fim de apreender a realidade em sua totalidade. Como resultados do estudo temos que a historicidade da ocupação de assistente de aluno é permeada por nuances que passam pelas variadas nomenclaturas, sentidos atribuídos a elas, e pela própria definição das atribuições. As condições de trabalho dos Assal no CAp UFRJ expressam, de forma particular, as contradições entre capital e trabalho. Identificou-se fragilidades relacionadas às relações de trabalho, ao processo de trabalho e à estrutura física, as quais foram analisadas à luz das categorias de precarização, precariedade subjetiva e alienação. A partir dos estudos realizados, afirma-se que o papel do Assal no CAp UFRJ é intrinsecamente pedagógico, porém não dispõe das condições adequadas para que seja reconhecido como tal ou para se realizar nesta perspectiva. Apontamos que retomada da discussão coletiva e crítica do Projeto Político Pedagógico pode contribuir com a análise crítica dos processos de trabalho e com a integração dos Assal no processo pedagógico da escola. (AU)
Abstract
This study aims to analyze the pedagogical role of student assistants in the context of the work process at a reference school for teacher training. A case study qualitative research approach was used, taking UFRJ's Colégio de Aplicação as the study site and using participant research as the methodological option. Literature review, documentary research and focus groups were used as research strategies. The historical-dialectical materialist method was used as a reference for data analysis to grasp reality in its entirety. The study results indicate that the historical context of the student assistant occupation is nuanced by various nomenclatures, meanings attributed to them, and the definition of their duties. The working conditions of student assistants at CAp UFRJ particularly express the contradictions between capital and labor. Weaknesses related to work relationships, the work process, and physical structure were identified and analyzed in light of the categories of precariousness, subjective precariousness, and alienation. Based on the studies carried out, we affirm that the role of student assistants at CAp UFRJ is intrinsically pedagogical. However, they do not have adequate conditions for this role to be recognized as such or to be carried out within this perspective. We point out that resuming a collective and critical discussion of the Political-Pedagogical Project can contribute to a critical analysis of work processes and the integration of student assistants into the school's pedagogical process. (AU)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este estudio tiene como objetivo analizar el papel pedagógico de los estudiantes ayudantes en el contexto del proceso de trabajo en una escuela normal de referencia. Se utilizó un enfoque de investigación cualitativo del tipo estudio de caso, tomando como lugar de estudio la Facultad de Aplicación de la UFRJ y teniendo como opción metodológica la investigación participativa. Se utilizaron las siguientes estrategias de investigación: revisión de literatura, investigación documental y grupo focal. Se utilizó como referencia para el análisis de los datos el método materialista histórico-dialéctico, con el fin de captar la realidad en su totalidad. Como resultado del estudio, tenemos que la historicidad de la ocupación de ayudante de estudiante está permeada por matices que pasan por las variadas nomenclaturas, los significados que se les atribuyen y la propia definición de las atribuciones. Las condiciones de trabajo del Assal en el CAP UFRJ expresan, de manera particular, las contradicciones entre capital y trabajo. Se identificaron fragilidades relacionadas con las relaciones de trabajo, el proceso de trabajo y la estructura física, las cuales fueron analizadas a la luz de las categorías de precariedad, precariedad subjetiva y alienación. Con base en los estudios realizados, se afirma que el papel del Assal en el CAp UFRJ es intrínsecamente pedagógico, pero no tiene las condiciones adecuadas para ser reconocido como tal ni para ser realizado en esa perspectiva. Destacamos que retomar la discusión colectiva y crítica del Proyecto Político Pedagógico puede contribuir al análisis crítico de los procesos de trabajo y a la integración de Assal en el proceso pedagógico de la escuela. (AU)
Share