Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69058
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DAS DOULAS: CAMINHOS DE CONTRASTES E CONTRADIÇÕES
Macedo, Tarciane de Ornelas Pereira | Date Issued:
2024
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Doulas são trabalhadoras do cuidado que oferecem suporte emocional, físico e informativo a pessoas no ciclo gravídico-puerperal. Esta dissertação investiga a formação das doulas no Brasil, analisando sua inserção no Sistema Único de Saúde (SUS), os desafios da regulamentação e as lacunas na capacitação dessas profissionais. O estudo se direcionou para um exame mais amplo da trajetória histórica da doulagem, do movimento de humanização do parto e dos modelos formativos disponíveis. Para tanto, a pesquisa utilizou revisão bibliográfica, análise documental e estudo comparativo de cursos de formação de doulas, identificando a necessidade de um currículo que integre aspectos técnicos, éticos e culturais. Como alternativa para fortalecer a formação profissional e garantir maior reconhecimento das doulas como trabalhadoras essenciais, propõe-se um processo de acreditação de cursos. O estudo também discute a mercantilização da formação e os impactos da ausência de regulamentação formal na profissão. O trabalho destaca a emergência da doulagem como uma prática fundamental na assistência obstétrica humanizada e propõe caminhos para sua consolidação no cenário de saúde pública brasileira, promovendo um modelo de assistência mais equitativo, inclusivo e respeitoso aos direitos das gestantes.
Abstract
Doulas are care workers who offer emotional, physical and informational support to people during the pregnancy-puerperal cycle. This dissertation investigates the doula training in Brazil, analyzing their inclusion in the Unified Health System (SUS), the challenges related to regulation and the training gaps of these professionals. The study aimed a broader review of the historical trajectory of the doula’s work, the movement to humanize childbirth and the available training models. To achieve this, the research used a bibliographic review, document analysis and comparative study of doula training courses, identifying the need for a curriculum that integrates technical, ethical and cultural aspects. As an alternative to strengthening professional training and ensuring greater recognition of doulas as essential workers, a course accreditation process is proposed. The study also discusses the commodification of training and the impacts of the lack of formal regulation on doula’s profession. The work emphasizes the emergence of doulaing as a fundamental practice in humanized obstetric care and proposes pathways for its consolidation in the Brazilian public health system, promoting a more equitable, inclusive and respectful model of care for pregnant people.
Share