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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69303
PUBLICIDADE DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS PARA CRIANÇAS EM MEIOS DIGITAIS: ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS REGULATÓRIAS
Publicidade de alimentos
Meios digitais
Legislação federal
Crianças
Publicidad de alimentos
Medios digitales
Legislación federal
Niño
Publicidade de Alimentos
Redes Sociais Online
Acesso à Internet
Legislação Federal
Santos, Ayla Christina Alves dos | Date Issued:
2024
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Atualmente, é notável o crescimento da utilização dos meios digitais, inclusive por crianças, ao passo que há avanço do desenvolvimento de doenças relacionadas ao grande consumo de alimentos ultraprocessados. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo analisar a produção de atos normativos instituidores de Políticas Públicas regulatórias de publicidade de alimentos ultraprocessados para crianças em meios digitais, identificando as recomendações internacionais da OMS e analisar as regulações do Canadá e do Chile sobre o tema de pesquisa. A metodologia utilizada é a análise qualitativa por meio de análise documental e de atos normativos publicados após a promulgação da Constituição de 1988, delimitados a leis, decretos, medidas provisórias, portarias e resoluções federais, por meio de sítios eletrônicos públicos e abertos, sendo selecionados para tal o Portal da Legislação do Planalto, o Sistema de Cadastro e Consulta de Legislações do SUS (LEGISUS), o canal de pesquisa da Anvisa e o sítio eletrônico do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De fato, verifica-se a dificuldade em encontrar regulação específica sobre o objeto pesquisado, o que levou esta dissertação à produção de uma proposta de alteração da RDC nº 24/2010, da Anvisa, normativo que mais se aproxima do ideal de regulamentação de publicidade de alimentos. Diante do exposto, faz-se necessária alteração da Resolução nº 24/2010, da Anvisa, para ajustes da legislação vigente e amparo das publicidades de alimentos ultraprocessados em meios digitais. Esta pesquisa se propõe, ao final, a apresentar proposta de alteração desse ato normativo.
Abstract
Currently, there is a notable growth in the use of digital media, including by children, while there is an increase in the development of diseases related to the high consumption of ultraprocessed foods. In light of this, this dissertation aims to analyze the production of Brazilian federal normative acts establishing Public Policy regulations on advertising ultra-processed foods to children in digital media, identifying WHO international recommendations and analyzing the regulations of Canada and Chile on the research topic. The methodology used is qualitative analysis through documentary analysis and normative acts published after the promulgation of the 1988 Constitution, delimited to laws, decrees, provisional measures, ordinances, and federal resolutions, through public and open electronic sites, being selected for this purpose the Legislation Portal of the Presidency, the Legislation Registration and Consultation System of SUS (LEGISUS), the research channel of Anvisa, and the electronic site of the Center for Studies on Bioethics and Health Diplomacy (Nethis), of the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz). In fact, there is a difficulty in finding specific regulation on the researched object, which led this dissertation to propose an amendment to RDC No. 24/2010, from Anvisa, the normative act that comes closest to the ideal of regulating food advertising.
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Resumen: Actualmente, se observa un notable crecimiento en el uso de medios digitales, incluso por parte de niños, mientras que hay un aumento en el desarrollo de enfermedades relacionadas con el alto consumo de alimentos ultraprocesados. Ante esto, esta disertación tiene como objetivo analizar la producción de actos normativos federales brasileños que establecen regulaciones de Políticas Públicas sobre publicidad de alimentos ultraprocesados dirigida a niños en medios digitales, identificando las recomendaciones internacionales de la OMS y analizando las regulaciones de Canadá y Chile sobre el tema de investigación. La metodología utilizada es el análisis cualitativo a través del análisis documental y de actos normativos publicados después de la promulgación de la Constitución de 1988, delimitados a leyes, decretos, medidas provisionales, ordenanzas y resoluciones federales, a través de sitios electrónicos públicos y abiertos, seleccionando para este propósito el Portal de Legislación de la Presidencia, el Sistema de Registro y Consulta de Legislación del SUS (LEGISUS), el canal de investigación de la Anvisa y el sitio electrónico del Centro de Estudios sobre Bioética y Diplomacia en Salud (Nethis), de la Fundación Oswaldo Cruz (Fiocruz). De hecho, se encuentra dificultad para encontrar regulación específica sobre el objeto investigado, lo que llevó a esta disertación a proponer una modificación a la RDC No. 24/2010, de la Anvisa, el acto normativo que se acerca más al ideal de regular la publicidad de alimentos.
Keywords in Portuguese
Alimentos ultraprocessadosPublicidade de alimentos
Meios digitais
Legislação federal
Crianças
Keywords in Spanish
Alimentos ultraprocesadosPublicidad de alimentos
Medios digitales
Legislación federal
Niño
DeCS
Alimentos UltraprocessadosPublicidade de Alimentos
Redes Sociais Online
Acesso à Internet
Legislação Federal
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