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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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METODOLOGIA PARA ANÁLISE DA DINÂMICA DE REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS: A CONTRIBUIÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES CIENTÍFICAS PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIA E SAÚDE POR MEIO DA MÍDIA.
Cordeiro, Raquel Aguiar | Date Issued:
2010
Alternative title
Metodology for the analysis of news reproduction dynamics: the scientific organizations’ contribution to science and health learning through the media.Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Observam-se na atualidade, como fenômenos concomitantes, a tendência à reprodução de
notícias na mídia, a crescente profissionalização das atividades de comunicação em organizações de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I/S) e a consolidação do noticiário científico como valioso recurso educativo, representando oportunidades de aprendizado por livre escolha para o público. Com base neste contexto, foi desenvolvida como produto deste projeto de Mestrado Profissional uma metodologia para análise da dinâmica de reprodução de notícias, destinada a ser incorporada na rotina de trabalho de
serviços de comunicação atuando em organizações de CT&I/S. A metodologia, criada a partir da experiência do Serviço de Jornalismo e Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz (SEJOR/IOC), é focada nas atividades de assessoria de imprensa, que envolvem a rotina de transformação de fatos científicos em notícia pelos jornalistas que atuam nas organizações e o envio destes conteúdos noticiosos aos editores dos variados veículos de comunicação como sugestão para publicação (as chamadas sugestões de pauta), deflagrando uma dinâmica de reprodução de notícias que independe da ação da organização que originalmente produziu e divulgou o conteúdo noticioso. Baseada em uma combinação de uso de ferramentas de busca disponíveis na internet e técnicas de análise de conteúdo, a metodologia permite localizar notícias reproduzidas em veículos de comunicação; propõe sistemas originais de classificação e categorização de notícias em relação à dinâmica de reprodução; e identifica a ocorrência da agregação de novas
fontes de informação como indicativo da manutenção ou alteração do framing –
enquandramento do discurso dominante sobre determinado conteúdo noticioso. Como
aplicação piloto, a metodologia foi adotada para analisar a dinâmica de reprodução de
notícias em cinco sugestões de pauta enviadas a veículos de comunicação pelo
SEJOR/IOC entre janeiro e setembro de 2007. Nas 236 notícias publicadas sobre as cinco sugestões de pauta originais, foi verificada a presença de reprodução parcial ou integral
em 91,1% da amostra. Em apenas 1,8% dos casos houve agregação de novas fontes à informação, o que corrobora os debates sobre a ausência do contraditório na cobertura jornalística em ciência. Os resultados apontam que as organizações de CT&I/S, por meio de seus serviços de comunicação, desempenham importante papel na transformação do fato científico em notícia, com impactos no agendamento do noticiário e no framing da informação – o que implica a acentuada responsabilidade de jornalistas e cientistas atuando em organizações de CT&I/S na geração de conteúdos noticiosos que são
amplamente reproduzidos pela mídia e que operam como oportunidade de aprendizado
por livre escolha para o público.
Abstract
The tendency of reproduction of news on the media, the increasing professionalization of
communications activities at Science, Technology and Innovation in Health Organizations and the consolidation of scientific news as a valuable educative resource, representing a free-choice learning opportunity for the public, have been observed as concomitant events lately. Based on this context, it was developed as product of this project a new methodology for analysis of the dynamics of news reproduction, aimed to be adopted in the routine of communications offices working at Science, Technology and Innovation in Health Organizations. The methodology, developed from the experience of the Oswaldo Cruz Institute Journalism and Communications Office (SEJOR/IOC), is focused in press office activities, which includes the routine of transforming scientific facts into news by journalists working at organizations and the sending of this news content to various media editors, starting a dynamics of news reproduction that doesn’t depend on the action of the organization that firstly produced it. Based on the use of search engines available on the internet and content analysis techniques, the methodology is able to localize news reproducted in media vehicles; proposes an original system for classifying and categorizing news in the reproduction dynamics; and identifies the occurrence of the adding of new information sources as an indicative of changing in the information framing. As developments of the methodology’s use, some benefits for the press office activities could be highlighted, such as: the achievement of knowledge on the news reproduction dymanics, guiding the decision making in the definition of communication strategies; as well as the establishment of new contact networks. As a pilot application, the methodology was applied to investigate the reproduction dynamics of five stories sent to media editors by the Oswaldo Cruz Institute Journalism and Communications Office between January and September 2007. Among the 236 news published, it was found partial or total reproduction in 91,1% of the sample. Only in 1,8% of the cases adding of new information sources was found, which increases the discussion on the lack of contradictory on scientific news coverage. The results pointed that Science, Technology and Innovation in Health Organizations, through theirs press offices, are
playing an important role in transforming scientific facts into news, with impacts for the agenda setting process and information framing. That implies a huge responsibility of journalists and scientists working on Science, Technology and Innovation in Health Organizations in the construction of news contents that will be largely reproduced by the media and will be available to the public as free-choice learning opportunities.
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