Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69637
Type
ArticleCopyright
Open access
Embargo date
2030-12-31
Collections
Metadata
Show full item record
DESAFIOS NO ENSINO DA NEUROLOGIA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES DE UM CURSO MÉDICO BRASILEIRO.
Affilliation
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Campus Centro Oeste, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
UNIFENAS. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
UNIFENAS. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
A neurologia é frequentemente considerada a especialidade médica mais desafiadora, contribuindo para um fenômeno conhecido como neurofobia, caracterizado pelo medo e insegurança de estudantes e médicos ao lidar com temas neurológicos. Este estudo qualitativo exploratório investigou as percepções de docentes e discentes de um curso médico brasileiro sobre o ensino da neurologia, com o objetivo de identificar desafios e propor estratégias de aprimoramento. A pesquisa foi realizada em um curso público com currículo modular em espiral. Utilizou grupos focais para coleta de dados, reunindo 16 participantes (10 discentes e seis docentes). Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram dificuldades relacionadas à integração entre teoria e prática, conteúdos condensados e a falta de exposição prática a pacientes neurológicos. Docentes relataram insegurança ao abordar conteúdos fora de sua especialização, enquanto discentes demonstraram baixa confiança na realização de exames neurológicos e no manejo de queixas neurológicas. A ausência de integração entre professores de neurociências e neurologia clínica também foi destacada como um fator prejudicial ao aprendizado. Como propostas de melhoria, emergiram a necessidade de maior exposição dos estudantes a casos clínicos (reais ou simulados), o uso de metodologias ativas e maior integração entre conteúdos básicos e clínicos. Este estudo aponta a relevância de estratégias educacionais direcionadas para minimizar a neurofobia e aprimorar o ensino da neurologia, contribuindo para a formação de médicos mais confiantes e capacitados. Estudos futuros poderão expandir essas abordagens para outras instituições e contextos. TORRES, J. L. et al. Intrinsic capacity and loneliness, according to sex, in an upper-middle income country: insights from the ELSI-Brazil cohort.
Share