Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69949
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidade11 Cidades e comunidades sustentáveis
13 Ação contra a mudança global do clima
17 Parcerias e meios de implementação
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12973]
Metadata
Show full item record
PERSPECTIVAS DE CIÊNCIA NO PROGRAMA SAKURA SCIENCE
Perspectivas científicas sobre el Programa Científico Sakura
Santos, Bruna Navarone | Date Issued:
2025
Alternative title
Science perspectives in the Sakura Science ProgramPerspectivas científicas sobre el Programa Científico Sakura
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo é parte da pesquisa de doutorado em Ensino em Biociências e Saúde e considera as possíveis influências culturais e históricas na formação científica de jovens, a partir do programa Sakura Science, organizado pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia para estudantes estrangeiros do Ensino Médio. Considera-se a edição de 2024, que abordou a sustentabilidade de cidades históricas e sua resiliência a desastres naturais, com a participação de duas alunas e dois supervisores peruanos. Investiga-se se e como os aspectos culturais e históricos fundamentam ou não os sentidos de Ciência praticadas no programa. Foi utilizada a metodologia observacional e os resultados foram analisados através de referências da Educação Científica, Sociologia e História da Ciência. Identifica-se a relevância de aspectos culturais e históricos que atribuem sentidos às práticas científicas.
Abstract
This study is part of the doctoral research in Education in Biosciences and Health and considers the possible cultural and historical influences on the scientific training of young students through the Sakura Science program, organized by the Japan Science and Technology Agency for foreign high school students. The focus is on the 2024 edition, which addressed the sustainability of historical cities and their resilience to natural disasters, with the participation of two students and two Peruvian supervisors. The research investigates whether and how cultural and historical aspects influence the scientific concepts practiced in the program. An observational methodology was used, and the results were analyzed through references from Science Education, Sociology, and History of Science. The study identifies the relevance of cultural and historical aspects that shape the meanings of scientific practices.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este estudio forma parte de una investigación doctoral en Biociencias y Educación para la Salud y considera las posibles influencias culturales e históricas en la educación científica de los jóvenes, a partir del programa Sakura Science, organizado por la Agencia de Ciencia y Tecnología de Japón para estudiantes extranjeros de secundaria. Se estudia la edición de 2024, que abordó la sostenibilidad de las ciudades históricas y su resiliencia ante los desastres naturales, con la participación de dos estudiantes peruanos y dos supervisores. Se investiga si los aspectos culturales e históricos sustentan los significados de la ciencia practicada en el programa y de qué manera. Se utilizó una metodología observacional y los resultados se analizaron utilizando referencias de la Enseñanza de las Ciencias, la Sociología y la Historia de la Ciencia. Se identificó la relevancia de los aspectos culturales e históricos que dan sentido a las prácticas científicas.
Share