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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70246
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E A QUALIDADE DOS REGISTROS DAS INFORMAÇÕES EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Educação em saúde
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Internato e Residência
Pessoal de Saúde
Agentes Comunitários de Saúde
Sistema Único de Saúde
Educação Continuada
Educação em saúde
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Internato e Residência
Pessoal de Saúde
Agentes Comunitários de Saúde
Sistema Único de Saúde
Educação Continuada
Bezerra, Isaac Newton Machado | Date Issued:
2024
Alternative title
Continuing health education and the quality of health information records: experience report.Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação da Educação Permanente em Saúde (EPS) e da Educação Popular no processo de qualificação dos profissionais de saúde, especificamente dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Através da realização de oficinas voltadas para a correção de inconsistências nos cadastros do e-SUS, foi possível observar uma significativa melhoria na precisão dos dados e na prática dos ACS. O relato destaca a metodologia utilizada, os desafios enfrentados, e os resultados alcançados, com ênfase na importância do trabalho coletivo e na criação de espaços de formação contínua. Os resultados obtidos reforçam a eficácia da EPS e da Educação Popular como estratégias para a transformação das práticas de saúde, promovendo não apenas a qualificação técnica, mas também a autonomia e o empoderamento dos profissionais envolvidos. Conclui-se que essas abordagens são fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria dos serviços prestados e para a saúde das comunidades atendidas.
Abstract
This article presents an experience report on the application of Permanent Health Education (EPS) and Popular Education in the process of qualifying health professionals, specifically Community Health Agents (CHAs), in the context of Primary Health Care (PHC). Through workshops aimed at correcting inconsistencies in e-SUS records, it was possible to observe a significant improvement in the accuracy of data and in the practice of CHAs. The report highlights the methodology used, the challenges faced, and the results achieved, with an emphasis on the importance of collective work and the creation of spaces for continuous training. The results obtained reinforce the effectiveness of EPS and Popular Education as strategies for transforming health practices, promoting not only technical qualification, but also the autonomy and empowerment of the professionals involved. It is concluded that these approaches are fundamental for strengthening the Unified Health System (SUS), contributing to the improvement of services provided and the health of the communities served.
Keywords in Portuguese
Sistemas de Informação em SaúdeEducação em saúde
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Internato e Residência
Pessoal de Saúde
Agentes Comunitários de Saúde
Sistema Único de Saúde
Educação Continuada
DeCS
Sistemas de Informação em SaúdeEducação em saúde
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Internato e Residência
Pessoal de Saúde
Agentes Comunitários de Saúde
Sistema Único de Saúde
Educação Continuada
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