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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70285
INTEGRAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: BARREIRAS, FACILITADORES E PERCEPÇÕES DOS SERVIDORES DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Atenção primária à saúde
Educação física
Relações interprofissionais
Equipe de assistência ao paciente
Unified Health System
Primary health care
Physical education
Patient care team
Relações Interprofissionais
Sistema Único de Saúde
Equipe de Assistência ao Paciente
Treinadores Pessoais
Silva, Johnny Miguel da | Date Issued:
2025
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho teve como objetivo analisar as barreiras e os facilitadores para a integração interprofissional do Profissional de Educação Física (PEF) na Atenção Primária à Saúde (APS), conforme a percepção de trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Brasília-DF. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), realizado por meio de um questionário semiestruturado aplicado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde. As respostas foram analisadas por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo, sendo as questões abertas transcritas e organizadas manualmente em categorias temáticas. Os principais desafios identificados para a integração do PEF foram: infraestrutura inadequada (75%), desconhecimento sobre suas atribuições (62,5%), falhas na comunicação entre os profissionais (50%) e escassez de recursos materiais (37,5%). Como facilitadores, destacaram-se a participação ativa do PEF em reuniões de equipe (100%), a promoção de atividades interprofissionais (100%), a maior divulgação sobre seu papel na APS (87,5%) e a existência de espaços adequados para práticas corporais. Verificou-se que 75% dos profissionais avaliaram positivamente a colaboração interprofissional, e 87,5% relataram experiências práticas com o PEF em ações como grupos de Hiperdia, atividades com gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas. Os resultados evidenciaram que, embora a colaboração interprofissional seja amplamente valorizada entre os profissionais da APS, a efetiva integração do Profissional de Educação Física ainda enfrenta desafios e reforçam a necessidade de investimento em ações formativas e estruturais que fortaleçam a inserção do PEF nas equipes de saúde.
Abstract
This study aimed to analyze the barriers and facilitators for the interprofessional integration of Physical Education Professionals (PEF) in Primary Health Care (PHC), according to the perception of workers at a Basic Health Unit (UBS) in Brasília-DF. This is an exploratory-descriptive study with a mixed-methods approach (quantitative and qualitative), conducted through a semi-structured questionnaire administered to physicians, nurses, physiotherapists, and other healthcare professionals. The responses were analyzed using descriptive statistics and content analysis, with open-ended questions transcribed and manually organized into thematic categories. The main challenges identified for PEF integration were: inadequate infrastructure (75%), lack of knowledge about their roles (62.5%), communication gaps among professionals (50%), and scarcity of material resources (37.5%). Key facilitators included the PEF's active participation in team meetings (100%), the promotion of interprofessional activities (100%), greater awareness about their role in PHC (87.5%), and the availability of adequate spaces for physical activities. It was found that 75% of professionals rated interprofessional collaboration positively, and 87.5% reported practical experiences with the PEF in initiatives such as Hiperdia groups (hypertension and diabetes care), activities for pregnant women, the elderly, and individuals with chronic diseases. The results showed that, although interprofessional collaboration is widely valued among PHC professionals, the effective integration of Physical Education Professionals still faces challenges. They also reinforce the need for investment in training and structural actions to strengthen the inclusion of PEFs in healthcare teams.
Keywords in Portuguese
Sistema Único de SaúdeAtenção primária à saúde
Educação física
Relações interprofissionais
Equipe de assistência ao paciente
Keywords
Interprofessional RelationsUnified Health System
Primary health care
Physical education
Patient care team
DeCS
Atenção Primária à SaúdeRelações Interprofissionais
Sistema Único de Saúde
Equipe de Assistência ao Paciente
Treinadores Pessoais
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