Author | Oliveira, Danilo de | |
Author | Lamy, Marcelo | |
Access date | 2025-05-15T21:55:53Z | |
Available date | 2025-05-15T21:55:53Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | OLIVEIRA, Danilo de; LAMY, Marcelo. Ação direta de inconstitucionalidade nº 5.779: a preponderância da efetividade do direito à saúde sobre a hierarquia das normas jurídicas. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, v.13, n.3, p. 63-74, jan./mar. 2024. | en_US |
ISSN | 2358-1824 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70424 | |
Description | Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é um periódico trimestral do Programa de Direito Sanitário (Fiocruz Brasília). Lançado em 2012, o CIADS publica artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, e jurisprudência e legislação comentadas no campo do Direito Sanitário e aprovados por pareceristas ad hoc. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. Os autores deste trabalho não possuem vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Objetivo: refletir se a hierarquia das normas jurídicas deve ser usada como método de solução infalível
mesmo quando um conflito aparente entre normas jurídicas que envolva o direito à saúde e, sobretudo,
a sua efetividade, puder ser melhor resolvido mediante decisão técnica do órgão regulador competente.
Metodologia: estudo descritivo de abordagem qualitativa e análise documental. Foram analisadas as
Resolução de Diretoria Colegiada nº 52/2011, Lei nº 13.454/2017 e Ação Direta de
Inconstitucionalidade nº 5.779-DF. Buscou-se doutrina jurídica especializada sobre os temas central e
periféricos. Para análise dos dados utilizou-se a técnica da revisão crítico-narrativa. Resultados: no
Brasil, a adoção das agências reguladoras como agente normativo e regulador de atividades
econômicas viabilizou a tomada de decisões pautadas menos em critérios políticos que em critérios
técnicos. O legislador, ancorado em critérios políticos, segundo o entendimento do Judiciário, não
pode ultrapassar os critérios técnicos. Conclusão: do julgamento da Ação Direta de
Inconstitucionalidade nº 5.779 se extrai que o conceito hodierno e a natureza jurídica do direito à saúde
impõem novos paradigmas jurídicos que validam o papel das agências reguladoras (tomada de decisões
técnicas em prol da máxima efetividade do direito à saúde), ainda que em detrimento de decisões do
legislador, legitimadas politicamente. O paradigma formal não pode obstar a materialização do direito. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz Brasília | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Comercialização de medicamentos | en_US |
Subject in Portuguese | Hermenêutica | en_US |
Subject in Portuguese | Normas jurídicas | en_US |
Subject in Portuguese | Risco à saúde humana | en_US |
Title | Ação direta de inconstitucionalidade nº 5.779: a preponderância da efetividade do direito à saúde sobre a hierarquia das normas jurídicas | en_US |
Alternative title | Direct action of unconstitutionality no. 5.779: the preponderance of the effectiveness of the right to health over the hierarchy of legal norms | en_US |
Alternative title | Acción directa de inconstitucionalidad nº 5.779: la preponderancia de la efectividad del derecho a la salud sobre la jerarquía de las normas jurídicas | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.17566/ciads.v13i3.1243 | |
Abstract | Objective: To reflect on whether the hierarchy of legal norms should be used as an infallible method
of solution even when an apparent conflict between legal norms involving health law can be better
resolved through a technical decision by the competent regulatory agency. Methodology: data was
collected. In particular, Resolução de Diretoria Colegiada nº 52/2011, Law nº 13.454/2017 and Ação
Direta de Inconstitucionalidade nº 5.779-DF. Specialized legal doctrine was sought on the central and
peripheral themes. The data collected was analyzed using the critical-narrative review technique.
Results: In Brazil, the adoption of regulatory agencies as normative agents and regulators of economic
activities has made it possible to make decisions based less on political criteria than on technical
criteria. The legislator, anchored in political criteria, according to the judiciary, cannot go beyond
technical criteria. Conclusion: the judgment in Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.779 shows
that today's concept and the legal nature of the right to health impose new legal paradigms that validate
the role of regulatory agencies (making technical decisions in favor of maximum effectiveness of the
right to health), even to the detriment of politically legitimized decisions by the legislature. The formal
paradigm cannot prevent the materialization of the right. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Objetivo: reflexionar si la jerarquía de las normas jurídicas debe utilizarse como método infalible de
solución, incluso cuando un conflicto aparente entre normas jurídicas que impliquen al Derecho
sanitario pueda resolverse mejor mediante una decisión técnica del órgano regulador competente.
Metodología: se recopilaron datos. En particular, RDC nº 52/2011, Ley nº 13.454/2017 y ADI nº
5.779-DF. Se buscó doctrina jurídica especializada sobre los temas centrales y periféricos. Los datos
recogidos se analizaron mediante la técnica de revisión crítico-narrativa. Resultados: En Brasil, la
adopción de las agencias reguladoras como agentes normativos y reguladores de las actividades
económicas ha permitido tomar decisiones basadas menos en criterios políticos que en criterios
técnicos. El legislador, anclado en criterios políticos, según el poder judicial, no puede ir más allá de
los criterios técnicos. Conclusión: la sentencia en el asunto ADI 5.779 demuestra que el concepto
actual y la naturaleza jurídica del derecho a la salud imponen nuevos paradigmas jurídicos que validan
el papel de las agencias reguladoras (que adoptan decisiones técnicas en favor de la máxima efectividad
del derecho a la salud), incluso en detrimento de las decisiones políticamente legitimadas del poder
legislativo. El paradigma formal no puede impedir la materialización del derecho. | en_US |
Affilliation | Universidade Santa Cecília. Santos, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Santa Cecília. Santos, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Commercialization of medicines | en_US |
Subject | Hermeneutics | en_US |
Subject | Legal norms | en_US |
Subject | Risk to human health | en_US |
Subject | Health surveillance | en_US |
Subject in Spanish | Comercialización de medicamentos | en_US |
Subject in Spanish | Hermenéutica | en_US |
Subject in Spanish | Normas jurídicas | en_US |
Subject in Spanish | Riesgo para la salud humana | en_US |
Subject in Spanish | Vigilancia sanitaria | en_US |
DeCS | Comercialização de Medicamentos | en_US |
DeCS | Vigilância Sanitária | en_US |
DeCS | Jurisprudência | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |