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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9401
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EJA SOBRE TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA: ESTUDO EXPLORATÓRIO NO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS - BAIXADA FLUMINENSE
Santos, Veronica da Cunha Andrade | Date Issued:
2014
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde.
Abstract in Portuguese
Esta dissertação destaca alguns aspectos da trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e de sua consolidação como modalidade de ensino. Recupera a história do município de Queimados, a memória da cidade desde os tempos de distrito de Nova Iguaçu até sua emancipação, com o propósito de refletir sobre as peculiaridades
históricas e sociais que compõem a singularidade da EJA nesse lugar. Apresenta o processo
de constituição dessa modalidade de ensino em uma escola municipal da cidade de
Queimados, por meio da análise de dados coletados em entrevistas semiestruturadas, analisa
como seus trabalhadores docentes percebem e desenvolvem as concepções de trabalho como
formação humana. Procura refletir sobre as narrativas dos professores e a sua dimensão social
no mundo do trabalho precarizado, buscando possibilidades para construir uma escola que não
se afaste de seu papel principal que, entende-se ser o apoderamento de seus sujeitos.
Abstract
This dissertation points out some aspects of the historical trajectory of youth and
adults(EJA)in Brazil and its consolidation as a teaching modality. It recovers the history of
the municipality of Queimados, recovers the memory of the city since the days of Nova
Iguaçu district until its emancipation, in order to rflect on the historical and social peculiarities
that compounds the uniqueness of EJA in this place. This paper presents the process of setting
up this type of education modality in the Municipal School and, where of the analisis of collected datas at semi-structures interviews, analizes how the docents know and develop the
concepts of work as human formation. This term paper try to reflect on the teacher’s
narratives and their social dimension in the word os precarious work, searching possibilities to build a school that does not stand back from its primary responsibility that is meant to be take of their subjets.
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