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Title: Concepções de professores de EJA sobre trabalho e formação humana: estudo exploratório no município de Queimados - Baixada Fluminense
Advisor: Campello, Ana Margarida de Mello Barreto
Members of the board: Campello, Ana Margarida de Mello Barreto
Souza, Marta Lima de Souza
Reis, José dos Santos
Authors: Santos, Veronica da Cunha Andrade
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde.
Abstract: Esta dissertação destaca alguns aspectos da trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e de sua consolidação como modalidade de ensino. Recupera a história do município de Queimados, a memória da cidade desde os tempos de distrito de Nova Iguaçu até sua emancipação, com o propósito de refletir sobre as peculiaridades históricas e sociais que compõem a singularidade da EJA nesse lugar. Apresenta o processo de constituição dessa modalidade de ensino em uma escola municipal da cidade de Queimados, por meio da análise de dados coletados em entrevistas semiestruturadas, analisa como seus trabalhadores docentes percebem e desenvolvem as concepções de trabalho como formação humana. Procura refletir sobre as narrativas dos professores e a sua dimensão social no mundo do trabalho precarizado, buscando possibilidades para construir uma escola que não se afaste de seu papel principal que, entende-se ser o apoderamento de seus sujeitos.
Abstract: This dissertation points out some aspects of the historical trajectory of youth and adults(EJA)in Brazil and its consolidation as a teaching modality. It recovers the history of the municipality of Queimados, recovers the memory of the city since the days of Nova Iguaçu district until its emancipation, in order to rflect on the historical and social peculiarities that compounds the uniqueness of EJA in this place. This paper presents the process of setting up this type of education modality in the Municipal School and, where of the analisis of collected datas at semi-structures interviews, analizes how the docents know and develop the concepts of work as human formation. This term paper try to reflect on the teacher’s narratives and their social dimension in the word os precarious work, searching possibilities to build a school that does not stand back from its primary responsibility that is meant to be take of their subjets.
Keywords: Education
Labor
Youth and Adult Education
Queimados
keywords: Educação
Trabalho
Educação de Jovens e Adultos
Queimados
DeCS: Educação
Trabalho
Ensino Fundamental e Médio
Docentes
Issue Date: 2014
Publisher: EPSJV
Citation: SANTOS, Veronica da Cunha Andrade. Concepções de professores de EJA sobre trabalho e formação humana: estudo exploratório no município de Queimados - Baixada Fluminense. 2014, 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2014
Date of defense: 2014-09-25
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Coordenação de Pós-Graduação
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - PPGEPS - Dissertações de Mestrado

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