Advisor | Stotz, Eduardo Navarro | |
Author | Lima, Carla Moura Pereira | |
Access date | 2016-03-15T14:22:50Z | |
Available date | 2016-03-15T14:22:50Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | LIMA, C. M. P. Diálogos em saúde a Ouvidoria Coletiva na formação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família. 2014. 134f. Tese (Doutorado Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2014. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13180 | |
Abstract in Portuguese | O presente trabalho se propõe a estudar a participação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em um processo de educação \2013 a Ouvidoria Coletiva (OC). Esta é uma instância organizada para diagnosticar problemas de saúde e identificar soluções por meio do diálogo com atores sociais vinculados às parcelas mais pobres da população. Trata-se de um processo de educação não formal, ou seja, que implica na aprendizagem feita ao longo deste tipo de participação. Saber como atua a OC é a questão orientadora da pesquisa. Para tentar responder a esta pergunta, partimos do pressuposto de que a OC funciona como uma metodologia de formação dos profissionais de saúde na medida em que o diálogo com representantes comunitários e agentes sociais da população requer diferentes saberes sobre problemas de saúde e formas de seu enfrentamento. A presente pesquisa se iniciou a partir da inserção da pesquisadora que elaborou a pedido da Secretaria Municipal de Saúde, uma capacitação em Ouvidoria Coletiva, envolvendo as 44 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Itaboraí, em 2008. A OC baseia-se nos trabalhos de Victor Valla, pesquisador da ENSP/Fiocruz que propôs a OC para a ampliação da participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS) e da mobilização social na busca de soluções para os impasses gerados pelos determinantes sociais do processo saúde-doença. Objetiva-se com essa pesquisa entender o processo de educação não formal dos profissionais de saúde pela OC enquanto método de construção partilhada de conhecimento, baseada na perspectiva da Educação Popular em Saúde
Os procedimentos metodológicos são: coleta de dados por meio de Observação Participante e nos Fóruns de Ouvidoria Coletiva, bem como análise dos resultados com base na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. A conjuntura municipal a partir de 2009 envolveu profundas mudanças na saúde pública, em especial da Estratégia de Saúde da Família, e modificou o desenho metodológico inicial do trabalho de campo, com vistas a fazer frente aos desafios. Os resultados levaram à concentração da investigação na formação dos agentes comunitários de saúde. Outras definições importantes foram a imposição da discussão de categorias como a dimensão do cuidado e humanização na perspectiva da Educação Popular sistematizada por Paulo Freire, especialmente. O papel do pesquisador como mediador na construção de conhecimentos também é analisado, tendo em vista os resultados do trabalho. A Ouvidoria Coletiva tem se mostrado um instrumento importante na construção dos sujeitos, tanto do ponto de vista cognitivo, como social e até mesmo existencial para os agentes comunitários de saúde | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Title | Diálogos em saúdea Ouvidoria Coletiva na formação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2014-08-28 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | The present work proposes to study the participation of professionals of the
Family Health Strategy (FHS) in a process of education – the Collective Ombudsman
(CO) . This is an organized body to diagnose health problems and identify solutions
through dialogue with social actors linked to the poorer segments of the population .
This is a non- formal education process, in other words , which implies the learning
taken over this type of participation. Knowing how acts CO is the guiding research
question . To try to answer this question, we assume that the CO functions as a
methodology for the formation of health professionals in that dialogue with
community representatives and agents of social population requires different
knowledge about health problems and ways of solving them . This research began
with the insertion of the researchers who prepared, by the request of the Municipal
Health Department , a training course in Public Ombudsman , involving 44 teams of
the FHS of Itaboraí in 2008 . The CO is based on the works of Victor Valla and
Eduardo Stotz , ENSP / Fiocruz researchers who proposed the CO for the expansion
of popular participation in the Unified Health System ( UHS ) and social mobilization
in finding solutions to the problems generated by social determinants of healthdisease
process . This study aims to understand the process of non-formal education
of health professionals by the CO as based on the perspective of Popular Education
in Health Methodological procedures are : collecting data through participant
observation and Collective Forums Ombudsman and as analysis of the results based
on the methodology of the Collective Subject Discourse . The municipal environment
from 2009 involved profound changes in public health, especially of the Family
Health Strategy , modified the initial methodological design of fieldwork , in order to
meet the challenges . The results led to the concentration of research in training
community health workers , and other important settings were discussing the
imposition of categories such as size and humanization of care from the perspective
of Popular Education systematized by Paulo Freire , especially . The role of the
researcher as mediator in the construction of knowledge , is also analyzed in view of
the results of the work . CO has been an important tool in the construction of
subjects, both from the cognitive perspective , as social and even existential for
community health workers .
Key-words: Collective Ombudsman; Community Ombudsman in health; Social
Participation; Popular health Education; Non-Formal Education; Health Professionals
Formation; Family Health Strategy. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Member of the board | Romão, Francisco | |
Member of the board | Sevalho, Gil | |
Member of the board | David, Helena Maria Scherlowski Leal | |
Member of the board | Oliveira, Sonia Acioli de | |
Member of the board | La Rocque, Lucia de | |
DeCS | Defesa do Paciente | pt_BR |
DeCS | Participação Social | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Saúde da Família | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |