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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13506
A DISCIPLINA DE CIÊNCIA E ARTE NO IOC E A CRIATIVIDADE DOS EGRESSOS ATRAVÉS DE SEUS TRABALHOS FINAIS
Sawada, Anunciata Cristina Marins Braz | Date Issued:
2014
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
A relação entre ciência e arte testemunha a reconciliação necessária ao nosso tempo, a fim de que ambas possam partilhar e contribuir com elementos essenciais ao ensino e ao desenvolvimento das sociedades. Estudamos a disciplina de Ciência e Arte I desenvolvida na pós-graduação no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz de 2000 a 2013. Suas atividades assumem o pressuposto de que a associação da arte à educação científica possibilitará aos educadores, e aos seus futuros alunos, desenvolver novas intuições e compreensões através da incorporação do processo artístico a outros processos investigativos, construindo um discurso interno e público sobre a relação entre arte, ciência, atividades humanas, e tópicos relacionados a atividades multidisciplinares e multiculturais. Coletamos e registramos o acervo histórico-documental da disciplina, incluindo relações de docentes, discentes, ementas, referências e trabalhos finais de conclusão da disciplina. Nas 13 edições estudadas 338 matriculas foram efetuadas, das quais 287 concluíram (85%) e destes, 66 trabalhos finais atenderam aos critérios de inclusão para análise, correspondendo a participação de 161 alunos (56% dos egressos)
Os trabalhos finais, obrigatoriamente vinculados ao campo de atividade profissional de um ou mais componentes do grupo, versaram sobre temas variados em ciência, saúde e arte, e evidenciaram a aplicação do novo paradigma ciência&arte nas atividades propostas. Expressaram a apropriação do conteúdo debatido ao longo da disciplina, tendo sido desenvolvidas as 13 categorias cognitivas propostas na referência principal utilizada: observar, imaginar, abstrair, reconhecer e formar padrões, fazer analogias, pensar com o corpo, ter empatia, pensar de modo dimensional, criar modelos, brincar, transformar e sintetizar. A disciplina atingiu seus objetivos promovendo o diálogo entre a ciência e a arte, reforçando o conceito \201Cartscience\201D, ou, em português, \201Carteciência\201D
Abstract
The relationship between art and science bears witness to a reconciliation
necessary in our time, so that both can share and provide elements essential to
the teaching and development of societies. We have studied the disci
pline of
Science and Art I developed in graduate level at the Oswaldo Cruz
Institute/Fiocruz from 2000 to 2013. Its activities presuppose that the association
between art and science education will allow educators, and their futu
re students,
to develop new intuitions and comprehensions through the incorporation of the
artistic process to other investigative processes, constructing an internal and
public discourse on the relationship between art, science, human activities, and
topics related to multidisciplinary and multicultural activities. We have collected
and registered the historical and documentary archive of the discipline, including
data on teachers, students, class summaries, references and final works for
concluding the discipline. On the 13 editions studied, 338 registrations were made,
of which 287 (85%) concluded the course, and of those, 66 final works met
the
final inclusion criteria for analysis, representing the participation of 161 students
(56% of graduates). The final works, obligatorily linked to the field of professiona
l
activity of one or more components of the group, dealt with various topics
in
science, health and art, and demonstrated the application of the new
paradigm of
science and art on the proposed activities. Furthermore, they expressed the
comprehension of the content discussed throughout the course, and the 13
cognitive categories proposed in the main reference used were developed
:
observing, imagining, abstracting, recognizing and forming patterns, creating
analogies, thinking with your body, making use of empathy, thinking dimensionally
,
creating models, playing, transforming and synthesizing. The course achieved its
objectives by promoting a dialogue between science and art, reinforcing the
"artscience" concept or, in Portuguese, "arteciência".
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