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Director | Monteiro, Simone Souza | |
Autor | Pereira, Zilene Moreira | |
Fecha de acceso | 2016-04-15T13:07:03Z | |
Fecha de disponibilización | 2016-04-15T13:07:03Z | |
Fecha de publicación | 2014 | |
Referencia | PEREIRA, Z. M. Sexualidade e gênero na pesquisa e na prática de Ensino em Biociências e Saúde. 2013. 139f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de janeiro, RJ, 2013 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13823 | |
Resumen en Portugués | A emergência e impactos da epidemia de HIV/AIDS, somados ao número de casos de gravidez na adolescência, aumentaram a demanda por trabalhos na área da saúde sexual e reprodutiva no contexto escolar e contribuíram para a inserção do tema transversal \201COrientação Sexual\201D nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Em meio às dificuldades descritas na literatura para a abordagem de questões envolvendo sexualidade e gênero, o curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), proposto pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em convênio com Universidades Públicas, busca capacitar professores/as para trabalhar tais temáticas. O objetivo da presente pesquisa foi analisar a influência do curso GDE na prática pedagógica de professores/as de ciências do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da rede pública do Estado do Rio de Janeiro em relação aos temas sexualidade e gênero. O trabalho foi estruturado em duas etapas complementares: 1. Revisão bibliográfica em periódicos da área de ensino/educação, buscando compreender como os referidos temas são abordados na produção acadêmica; 2. Entrevistas semi-estruturadas com um grupo de 12 professores/as de ciências do Estado do Rio de Janeiro que cursaram o GDE, focalizando os efeitos do curso na prática pedagógica. Os resultados da revisão bibliográfica apontam os avanços nas abordagens do tema incorporando progressivamente a perspectiva sociocultural da sexualidade nas práticas escolares. Ressaltam também a dificuldade na discussão de temas tabus como a homossexualidade e a persistência das diferenças de gênero na avaliação da aprendizagem Foram feitas várias criticas aos PCN, indicando amadurecimento das investigações e perspectivas de mudanças. As entrevistas com os/as professores/as revelam as diversas contribuições que o curso GDE ofereceu para a prática pedagógica, e em alguns casos para a vida pessoal. Apontam para a permanência de lógicas e costumes tradicionais além das dificuldades em implementar a proposta final do curso. Os depoimentos assinalam para a necessidade de formação continuada de profissionais da educação e de iniciativas de consolidação das ações dentro das instituições escolares. Revelam as difíceis condições de trabalho, falta de incentivos e entraves diversos que aumentam o sentimento de isolamento entre esses profissionais que lutam por modificar uma realidade. Contudo, pequenas iniciativas, ainda que em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao cotidiano, apontando para o início da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Conclui-se que inserir o tema em sala de aula depende quase que exclusivamente da iniciativa e disposição pessoal do/a professor/a em enfrentar todas as adversidades na afirmação dos direitos de igualdade. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a transformação das práticas escolares, desestabilizando padrões pré-concebidos, além de ampliar a divulgação de pesquisas na área de Ensino de Ciências | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Derechos de autor | open access | |
Título | Sexualidade e gênero na pesquisa e na prática de Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Tipo del documento | Thesis | |
Fecha de la defesa | 2014-04-16 | |
Departamiento | Instituto Oswaldo Cruz | |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz | |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Resumen en Inglés | The emergence and impact of the HIV/AIDS epidemic, added to the number of cases of teenage pregnancy, increased the demand for work in the area of sexual and reproductive health in the school context and contributed to the insertion of the cross-cutting theme "Sexual Orientation" in the National Curricular Parameters (PCN). In the midst of the difficulties described in the literature for the approach of iss ues involving sexuality and gender, the Gender and Diversity Course in School (GDE), propos ed by Brazil's Open University System ( Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB) in p artnership with public universities, seeks to empower teachers to work such themes. The object ive of the present research was to analyze the influence of the GDE Course in the peda gogical practice of Sciences teachers of the 6° to 9th grade of Elementary School in public network from Rio de Janeiro State in relation to sexuality and gender themes. The work w as structured into two complementary steps: 1. Literature Review in journals of teaching /education area, seeking to understand how these themes are discussed in academic work; 2. Sem i-structured Interviews with a group of 12 Science teachers from Rio de Janeiro State who a ttended the GDE, focusing on the effects of the Course on pedagogical practice. The results of the literature review pointed out the advances in approaches of the theme gradually incor porating the sociocultural perspective of sexuality in school practices. They also point out the difficulty in discussing taboos themes such as homosexuality and the persistence of gende r differences in the evaluation of learning. There were made several criticisms to the PCN, indi cating maturation of investigations and prospects for change. The interviews with teachers reveal the various contributions that the GDE Course gave to the pedagogical practice, and in some cases for personal life. They point to the permanence of logical and traditional custom s besides the difficulties in implementing the final course proposal. The statements indicate the need for continued training of education professionals and initiatives for consolidating the actions inside educational institutions. They reveal the difficult working conditions, lack of in centives and various barriers which increase the feeling of isolation among these professionals who fight for change a reality. However, small initiatives, even if in different intensities , bring important contributions to daily life, pointing to the start constructing a fairer and ega litarian society. It was concluded that include the theme in the classroom depends almost exclusive ly on personal initiative and willingness of the teacher to face all odds in the affirmation of equality rights. It is hoped that this work can contribute to the transformation of school prac tices, destabilizing pre-designed patterns and expand the dissemination of research in Science Teaching. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Miembros de la junta | Sousa,Isabela Cabral Félix de | |
Miembros de la junta | Brandão, Elaine Reis | |
Miembros de la junta | Nascimento, Marcos Antônio Ferreira do | |
Miembros de la junta | Ferreira, Francisco Romão | |
Miembros de la junta | Carrara, Sérgio Luis | |
DeCS | Sexualidade | pt_BR |
DeCS | Identidade de Gênero | pt_BR |
DeCS | HIV | pt_BR |
DeCS | Síndrome de Imunodeficiência Adquirida | pt_BR |
DeCS | Sexualidade | pt_BR |
DeCS | Gravidez na Adolescência | pt_BR |
DeCS | Educação Sexual | pt_BR |
DeCS | Ciência | pt_BR |