Advisor | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Author | Leal, Cristianni Antunes | |
Access date | 2018-05-28T17:49:59Z | |
Available date | 2018-05-28T17:49:59Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | LEAL, Cristianni Antunes. Estratégias didáticas como proposta para o ensino da genética e de seus conteúdos estruturantes. 2017. 305 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26656 | |
Abstract in Portuguese | O ensino de genética e seus conteúdos estruturantes têm sido um desafio para o processo de ensino e aprendizagem, em particular no ensino médio. Esta tese, que se caracteriza como um estudo de caso objetivou analisar a importância do uso de estratégias didáticas no ensino de genética e de seus conteúdos estruturantes na escola. Para tal, foram empregadas atividades relacionadas ao ensino de genética com 38 estudantes de uma escola pública estadual ao longo dos 03 anos de curso no ensino médio. Foram utilizados caderno de campo e questionários para se conhecer suas concepções prévias. Como instrumento metodológico foi escolhida a Análise de conteúdo de onde categorias emergiram e como referencial teórico o conceito de autopoiese de Humberto Maturana, que estimula o protagonismo na autoconstrução do conhecimento. Os jovens participaram usando as estratégias e no final produziram materiais didáticos; os professores do colégio avaliaram estes materiais em um evento realizado na escola. Os resultados apontam primeiramente que os estudantes em 2015, que eram das turmas do primeiro ano do ensino médio, mostraram desconhecer a temática abordada. Contudo, com a vivência das estratégias e desenvolvimento dos jovens junto com uma maior compreensão da Biologia, os conhecimentos sobre os conteúdos estruturantes e a genética foram promovidos no ambiente escolar. Os professores avaliadores da última estratégia didática perceberam que os materiais didáticos produzidos pelos jovens são fomentadores de conhecimento científico. Já em 2017, os mesmos estudantes, agora do terceiro ano do ensino médio, responderam um novo questionário Os resultados apontaram alterações positivas que podem ter sido causadas pela vivência das estratégias, e/ou pelo desenvolvimento dos jovens estudantes diante dos anos escolares, portanto como indícios de aprendizagem. Como proposição futura foi elaborada uma sequência didática destacando as estratégias utilizadas no decorrer da coleta de dados. Conclui-se assim que as estratégias são uma proposta real ao ensino de genética e de seus conteúdos estruturantes possíveis de serem problematizadas e ressignificadas em outras realidades, e que cooperam para o ensino destes conteúdos. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ensino Fundamental e Médioi | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Genética | pt_BR |
Title | Estratégias didáticas como proposta para o ensino da genética e de seus conteúdos estruturantes | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2017 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | The teaching of genetics and its structuring contents has been a challenge for the teaching and learning process, particularly in high school. This thesis, which is characterized as a case study, aimed to analyze the importance of the use of didactic strategies in the teaching of genetics and its structuring contents in school. In this context, activities related to the teaching of genetics were carried out with 38 students from a public state school during the 03 years of high school. Field notes and questionnaires were used in order to understand their previous conceptions. A content analysis was chosen as a methodological instrument, from where categories emerged, and the autopoiesis concept by Humberto Maturana was applied as the theoretical reference, which stimulates protagonism in the knowledge self-construction. The students participated using strategies and, at the end, produced didactic materials, which were then evaluated by the schoolteachers at an event held at the school. The results first point out that students belonging to the first year of high school, in 2015, demonstrated no understanding of the subject However, after student development and experiencing the strategies, alongside a greater understanding of biology, knowledge on genetics and structuring contents were promoted in the school environment. The teachers evaluating the last didactic strategy observed that the didactic materials produced by the students are fomenters of scientific knowledge. In 2017, the same students, now in the third year of high school, answered a new questionnaire. The results point to positive changes that may have been caused due to experiencing the strategies, and/or student development during school years, thus considered as signs of learning. As a future proposal, a didactic sequence was developed highlighting the strategies applied during the data collection. It can be concluded that the applied strategies are a genuine proposal for the teaching of genetics and its structuring contents, that can be problematized and re-signified in other realities, and that they cooperate in the teaching of these contents. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |