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Tipo de documento
TeseDireito Autoral
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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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FÍSICA EM QUADRINHOS: UMA METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | Data do documento:
2018
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
As histórias em quadrinhos possuem potencialidade além de uma simples ilustração. O potencial pedagógico das histórias em quadrinhos tem sido muito estudado e explorado pelos professores e pesquisadores nas últimas décadas, pois apresentam alto nível de informação que o aluno discutir e interagir. Esta tese propõe-se a investigar como os quadrinhos podem ser usados numa perspectiva mais crítica que aproveite as potencialidades da linguagem dos quadrinhos na construção de conhecimento científico. Realizou-se uma busca sistemática dos quadrinhos presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLDEM de 2017, para verificar a predominância de utilização das HQs no Ensino de Física. Buscamos, também, como os elementos dos quadrinhos podem auxiliar numa abordagem crítica de ensino, fazendo uma triangulação entre os referencias de Linguagem dos Quadrinhos e Ensino por Investigação. A partir disso, oficinas de quadrinhos instigadores foram ministradas com a meta de avaliar os possíveis obstáculos na proposição de quadrinhos críticos no Ensino de Ciências Essas oficinas aconteceram em diferentes momentos e com público diversificado, permitindo observar o processo de elaboração de atividades investigativas com quadrinhos em muitos aspectos. Como instrumento de pesquisa, utilizamos a observação, produzindo como registros as gravações da interação entre os participantes da pesquisa, que foram alunos de licenciatura em Ciências Biológica e Física e professores de Física. Essas gravações foram transcritas e analisadas buscando os indicadores de Alfabetização Científica. Os resultados mostraram que os quadrinhos com ou sem endereçamento científico patente podem ser usados como uma atividade investigativa e a construção de conhecimento. Os elementos da linguagem dos quadrinhos foram muito bem aproveitados na dinâmica das oficinas e auxiliaram no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da análise podem ser utilizados em outros contextos, com impacto no estudo dos quadrinhos tanto no campo da linguagem como no Ensino de Ciências. Em paralelo, os resultados ampliam os estudos e as aplicações das tiras de Física em Quadrinhos, que é um projeto em que se tem trabalhado, procurando promover discussões sobre os fenômenos científicos através das situações retratadas nos quadros.
Resumo em Inglês
The comics have potential besides a simple illustration. The pedagogical potential of comics has been much studied and explored by teachers and researchers in the last decades, because they present a high level of information that the student discusses and interacts. This thesis proposes to investigate how comics can be used in a more critical perspective that takes advantage of the potential of the comic language in the construction of scientific knowledge. We performed a systematic search was made of the comics present in the textbooks of Physics recommended by the PNLDEM of 2017, to verify the predominance of the use of comicstrips in Physics Teaching We also look at how the elements of comics can aid in a critical teaching approach by triangulating the references of Language of Comics and Research Teaching. From this, instigating comic workshops were taught with the goal of evaluating possible obstacles in the proposition of critical comics in Science Teaching These workshops took place at different times and with a diverse audience, allowing to observe the process of elaborating research activities with comics in many aspects. As a research tool, we used the observation, producing as records the recordings of the interaction between the participants of the research, who were undergraduate students in Biological and Physical Sciences and teachers of Physics. These recordings were transcribed and analyzed for scientific literacy indicators. The results showed that comics with or without patent scientific address can be used as an investigative activity and the construction of knowledge. The elements of the comic language were very well used in the dynamics of the workshops and helped in the teaching-learning process. The results of the analysis can be used in other contexts, with an impact on the study of comics in both the language field and Science Teaching. In parallel, the results broaden the studies and applications of comics strips, which is a project that has been working, trying to promote discussions about scientific phenomena through the situations portrayed in the tables.
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