Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27758
Title: O processo de execução do orçamento na Fundação Oswaldo Cruz: Considerações sobre o rateio de despesas entre as Unidades nos contratos de serviços continuados
Advisor: Romar, Mário Gonzalez
Authors: Silva, Saulo José da
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Coordenação Geral de Administração. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Corporativa Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de alteração no fluxo operacional de execução orçamentária dos contratos de serviços continuados com rateio de despesas entre Unidades da Fiocruz. A execução da despesa destes contratos é realizada na Coordenação-Geral de Administração da Fundação Oswaldo Cruz (COGEAD), com a emissão da nota de empenho (NE). Através do mapeamento das atividades desenvolvidas na Seção de Execução Orçamentária da COGEAD (SEXEC), identificou-se alguns elementos que estão comprometendo a eficácia do processo de trabalho. A atuação profissional na SEXEC, ao longo de aproximadamente cinco anos, permite afirmar que é gasto um tempo excessivo no fluxo da execução de despesas que requerem rateio entre as Unidades da Fundação em função do quantitativo de documentos produzidos e o tempo decorrido no processo que, em alguns casos, comprometem o atendimento dos prazos para nova tramitação, face a complexidade da análise e a execução da atividade. Considerando que o valor da nota fiscal é dividido conforme a apresentação do serviço prestado, para cada Unidade inserida no processo é emitida uma nota de empenho. A proposta da pesquisa é centralizar as demandas orçamentárias nas Unidades que gerenciam cada contrato continuado de rateio. Dessa forma, seria emitido apenas um empenho conforme o valor do serviço, sem os fracionamentos de valores e a multiplicação dos documentos. Espera-se contribuir para a melhoria do fluxo da execução da despesa nos contratos de rateio, fazendo com que haja otimização no processo.
keywords: Orçamento
Execução da Despesa
Empenho
Contratos Continuados
Rateio
DeCS: Orçamentos
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, S. J. O processo de execução do orçamento na Fundação Oswaldo Cruz: considerações sobre o rateio de despesas entre as Unidades nos contratos de serviços continuados. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Coordenação Geral de Administração, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
Description: O presente trabalho foi realizado com apoio da Escola Corporativa Fiocruz, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).
Date of defense: 2017
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Program: Programa de especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:Escola Corporativa Fiocruz - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saulo_Silva_COGEAD_2017.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.