Advisor | Monteiro, Simone Souza | |
Author | Coelho, Francisco José Figueiredo | |
Access date | 2019-05-27T13:50:30Z | |
Available date | 2019-05-27T13:50:30Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | COELHO, Francisco José Figueiredo. Educação sobre Drogas e Formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na redução de danos. 2019. 245 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33230 | |
Abstract in Portuguese | Estudos nacionais e internacionais têm atestado as limitações e o insucesso das abordagens proibicionistas sobre drogas, centradas na repressão ao consumo. Desde 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais sobre saúde sinalizaram que a prevenção ao uso indevido de entorpecentes deveria ser abordada transversalmente aos conteúdos programáticos tradicionais. No entanto, dados da literatura, somados à prática docente do pesquisador, revelam as dificuldades dos professores em desenvolver atividades educativopreventivas sobre drogas e a carência de cursos de formação sobre o tema, capazes de estimular tais ações. Diante desse cenário, este estudo teve o propósito de elaborar e implementar um curso de educação à distância sobre drogas para professores, bem como investigar em que medida ele fomentou o desenvolvimento de espaços de diálogo e aprendizagem sobre o assunto nas escolas. Trata-se de um estudo qualitativo que envolveu: (1) revisão documental e bibliográfica nas áreas de ensino/educação, saúde e drogas; (2) desenvolvimento e implementação do curso a distância com professores do ensino fundamental e médio, com duração de 12 semanas, realizado em parceria com a Fundação CECIERJ; (3) análise das visões dos cursistas sobre o conteúdo e metodologia do curso e seus efeitos na proposição de ações educativas sobre o tema na comunidade escolar A análise dos resultados teve por base: as respostas dos questionários, os registros dos fóruns online e cinco entrevistas individuais, feitas três meses após o término da formação. Foram investigados 51 docentes com formações diversificadas, sendo a maioria do gênero feminino (77,5%) e na faixa etária de 30 a 49 anos. Grande parte dos cursistas se declarou motivada pelo curso e avaliou a formação como muito boa em relação aos conteúdos apresentados e a abordagem pedagógica, centrada na perspectiva dialógica, participativa e colaborativa. Os recursos educativos utilizados no curso foram descritos como sugestivos e aplicáveis em sala de aula. Quanto às dificuldades para acompanhar o curso foram referidos problemas para gestão do tempo e imprevistos particulares e de saúde. Especialmente nas entrevistas, foi registrada a dificuldade de realizar projetos em parceria dentro e fora das escolas, o que compromete uma abordagem mais integradora do tema. Com base nos resultados, pretende-se aperfeiçoar o curso e reproduzi-lo, visando contribuir com uma alternativa de formação docente gratuita sobre drogas, com enfoque na Redução de danos, capaz de subsidiar ações educativas e preventivas no contexto escolar. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação a Distância | pt_BR |
Subject in Portuguese | Drogas Ilícitas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Capacitação de Professores | pt_BR |
Title | Educação sobre Drogas e Formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na redução de danos | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2019 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Abstract | National and international studies have demonstrated the limitations and failures of prohibitionist approaches to drugs, focusing on repression of consumption. Since 1998, National Curriculum Parameters on health have indicated that prevention of drug misuse should be tackled across traditional programmatic content. However, different studies, added to the researcher's teaching practice, reveal the difficulties of teachers in developing educational and preventive activities on drugs and the lack of training courses on the subject, capable of stimulating such actions. From this perspective, this study aimed to elaborate and implement a learning distance course on drugs for teachers, as well as to investigate the extent to which the course has fostered the development of spaces for dialogue and learning on the subject in schools. The study was based on a qualitative approach that involved: (1) documentary and bibliographic review in the areas of teaching/education, health and drugs; (2) development and implementation of a online course in partnership with the CECIERJ Foundation; (3) analysis of the students' views on the content and methodology of the course and its effects on proposing educational actions on the subject in the school community The analysis of the results was based on the answers of the questionnaires, the records of the online forums and five individual interviews, made three months after the end of the training; 51 teachers participated in the training, with a diverse professional background and teaching staff in the public sector, with a majority of the female gender (77.5%) and the age group of 30 to 49. Most of the students declared themselves motivated by the course and evaluated the training as very good in relation to the contents presented and the pedagogical approach, centered in the dialogical, participative and collaborative perspective. The educational resources used in the course were described as suggestive and applicable in the classroom. As for the difficulties to follow the course were mentioned problems for time management and particular unforeseen and health conditions. Especially in the interviews, it was mentioned the difficulty of carrying out projects in partnership within and outside schools, which compromises a more integrative approach to the theme. Based on the results, it is intended to improve the course and to reproduce it, aiming to contribute with a free teacher training alternative on drugs, focusing on Harm reduction, capable of promoting educational and preventive actions in the school context. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Redução do Dano | pt_BR |
DeCS | Educação a Distância | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 17 Parcerias e meios de implementação | |