Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34426
Type
TCCCopyright
Open access
Embargo date
2019-10-18
Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentávelCollections
Metadata
Show full item record
REFLEXIVIDADES CONTEMPORÂNEAS NA COMUNICAÇÃO E SAÚDE: UM OLHAR SOBRE AS NEGOCIAÇÕES DE SENTIDOS ACERCA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Ramos, Raíssa Vieira Ribeiro | Date Issued:
2019
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A alimentação saudável é apresentada nos dias de hoje como um dos principais fatores para a conquista da saúde e bem-estar plenos, a qual lhe são atribuídos inúmeros sentidos, postos em circulação a partir de especialistas em saúde e de leigos, graças à reconfiguração das relações sociais proporcionadas pela midiatização, pautado em um bios midiático, onde a relação socialmente é \201Cgerida\201D pela lógica do mercado. Assim, aliados à constante reflexividade trazida pela modernidade, os indivíduos são estimulados a tomar decisões quase imediatas, em um movimento intrínseco de disputas e hibridizações de sentidos atravessados por mediações existentes em seus contextos de vida. Contudo, apesar de a popularização da internet ampliar as possibilidades da população se manifestar, ainda é grande a desigualdade entre sobre quem tem o poder de falar e ser ouvido, condicionando o indivíduo a ser exposto à sentidos associados aos interesses do Estado e de grandes grupos econômicos, aos quais não apresentam clareza sobre o que parte de um e outro, pois, ao estimular a responsabilização do indivíduo na escolha do estilo de vida saudável, desconsidera todo o contexto socioeconômico envolvido, o que favorece o mercado de produtos e serviços denominados saudáveis. Logo, entendendo que a comunicação também pode ser compreendida como um mercado simbólico, o projeto propõe compreender como são postos em circulação os sentidos acerca da alimentação saudável por indivíduos inseridos em um contexto midiatizado de idealização do corpo, através da realização de pesquisa quanti-qualitativa a partir de pesquisa de grupo focal. Se almeja, inclusive, diferenciar as diferentes trajetórias de construção dos discursos analisados e identificar os meios de comunicação e sentidos mais prevalentes nestes.
Share