Advisor | Sousa, Isabela Cabral Félix de | |
Author | Freitas, Islene da Conceição | |
Access date | 2019-12-09T19:16:46Z | |
Available date | 2019-12-09T19:16:46Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | FREITAS, Islene da Conceição. Análise de uma gestão integrada em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro. 2018. 253 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37721 | |
Abstract in Portuguese | A Gestão Integrada da Escola (Gide) é um sistema que integra os aspectos estratégicos, políticos e gerenciais inerentes à área escolar, com foco em resultados do processo de ensino-aprendizado. A Gide é usada na rede estadual do Rio de Janeiro para alcançar a meta por meio de primeiramente constituir um diagnóstico dos pontos fracos de cada escola e depois estabelecer planos de ação. No intuito de compreender algumas percepções da comunidade escolar, a presente pesquisa de doutorado investiga como os professores, as coordenações pedagógicas, as direções, e os alunos de duas escolas percebem o plano de metas da Secretaria de Estado de Educação. Esta pesquisa enfatiza a Dimensão Ambiental no Plano de Metas. As variáveis dessa dimensão consideradas pela Gide são preservação do patrimônio público, prevenção do uso de drogas, aceitação de diferenças, prevenção da violência entre membros da comunidade escolar e gravidez na adolescência Mais especificamente, são analisadas as percepções dos sujeitos pesquisados sobre a Gestão Integrada da Escola (Gide) no atendimento às metas, e analisado se escolas investigadas se modificam ou não para atingir os resultados exigidos. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e envolve entrevistas semiestruturadas com 55 participantes de duas escolas estaduais do município de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Ambas as escolas possuem Ensino Fundamental e Ensino Médio e pertencem ao mesmo bairro. A escola denominada B, foi bonificada por atender as metas propostas pela Secretaria de Estado de Educação no Rio de Janeiro. Já a escola NB não foi bonificada. Os resultados deste trabalho indicam que o plano de metas da Secretaria de Estado de Educação, ao promover a organização do trabalho escolar, gera competitividade e acirra a desigualdade entre as escolas. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Gestão | pt_BR |
Subject in Portuguese | Meritocracia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Meta | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Dimensão ambiental | pt_BR |
Title | Análise de uma gestão integrada em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro | pt_BR |
Type | Thesis | pt_BR |
Defense date | 2018 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | Resumo: A Gestão Integrada da Escola (Gide) é um sistema que integra os aspectos estratégicos, políticos e gerenciais inerentes à área escolar, com foco em resultados do processo de ensino-aprendizado. A Gide é usada na rede estadual do Rio de Janeiro para alcançar a meta por meio de primeiramente constituir um diagnóstico dos pontos fracos de cada escola e depois estabelecer planos de ação. No intuito de compreender algumas percepções da comunidade escolar, a presente pesquisa de doutorado investiga como os professores, as coordenações pedagógicas, as direções, e os alunos de duas escolas percebem o plano de metas da Secretaria de Estado de Educação. Esta pesquisa enfatiza a Dimensão Ambiental no Plano de Metas. As variáveis dessa dimensão consideradas pela Gide são preservação do patrimônio público, prevenção do uso de drogas, aceitação de diferenças, prevenção da violência entre membros da comunidade escolar e gravidez na adolescência Mais especificamente, são analisadas as percepções dos sujeitos pesquisados sobre a Gestão Integrada da Escola (Gide) no atendimento às metas, e analisado se escolas investigadas se modificam ou não para atingir os resultados exigidos. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e envolve entrevistas semiestruturadas com 55 participantes de duas escolas estaduais do município de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Ambas as escolas possuem Ensino Fundamental e Ensino Médio e pertencem ao mesmo bairro. A escola denominada B, foi bonificada por atender as metas propostas pela Secretaria de Estado de Educação no Rio de Janeiro. Já a escola NB não foi bonificada. Os resultados deste trabalho indicam que o plano de metas da Secretaria de Estado de Educação, ao promover a organização do trabalho escolar, gera competitividade e acirra a desigualdade entre as escolas. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Instituições acadêmicas | pt_BR |
DeCS | Metas | pt_BR |
DeCS | Educação ambiental | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |