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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38736
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
12 Consumo e produção responsáveisCollections
Metadata
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PROPOSTA DE PORTFÓLIO DE PLANOS DE AÇÃO PARA O PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE EM HOSPITAL PÚBLICO NO RIO DE JANEIRO
Resíduos de Serviços de Saúde
Gestão de Serviço de Saúde
Vigilância Sanitária
Leal, Gilda Parreiras Horta Vieira | Date Issued:
2017
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que foi motivada pela sua relevância para a sociedade nos dias atuais pois traz os conceitos da qualidade e pretende incorporar no dia a dia do Instituto a prática voltada para a melhoria contínua na gestão de resíduos. Faz também uma abordagem sobre os impactos relacionados à gestão de resíduos de serviço de saúde e sua extensa repercussão sobre o meio ambiente e em consequência à saúde pública. Foi realizada a adaptação da ferramenta SERVQUAL ao cenário proposto, a fim de identificar o grau de satisfação dos clientes correspondente ao serviço realizado. Os questionários foram aplicados, após concordância com as salvaguardas éticas do TCLE, nas enfermarias, centro cirúrgico e área administrativa. Foi realizada a tabulação e análise dos dados obtidos mediante a construção de matrizes de importância – desempenho. As questões que se encontraram com baixo desempenho e grande importância foram analisadas e tratadas com as chefias dos setores envolvidos e, a partir daí, foram elaboradas ações de melhorias a serem implantadas. As principais questões encontradas foram relativas ao atendimento, à confiabilidade e tangibilidade do serviço prestado. Com a ajuda dos chefes de setor foram propostas metas de melhoria e, a partir delas, várias medidas foram elaboradas formando, assim, um conjunto ou portfólio de planos de ação para o programa de gestão de resíduos.
Abstract
It is a qualitative research that was motivated by its relevance to society in the present day because it brings to the concepts of quality and intends to incorporate in the day to day of the Institute the practice focused on the continuous improvement in waste management. It also takes an approach on the impacts related to the management of health service waste and its widespread impact on the environment and consequently on public health. The SERVQUAL tool was adapted to the proposed scenario in order to identify the degree of customer satisfaction corresponding to the service performed. The questionnaires were applied, after agreement with the ethical safeguards of the ICF, in the wards, surgical center and administrative area. The tabulation and analysis of the data obtained through the construction of matrices of importance - performance was performed. The issues that were found with low performance and great importance were analyzed and dealt with the heads of the sectors involved and, from there, improvement actions were elaborated to be implemented. The main questions were related to the Service, Reliability and Tangibility of the service provided. With the help of sector leaders, improvement targets were proposed and, from them, several measures were elaborated, thus forming a set or portfolio of action plans for the waste management program.
DeCS
Gestão da QualidadeResíduos de Serviços de Saúde
Gestão de Serviço de Saúde
Vigilância Sanitária
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