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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39386
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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INOVAÇÕES CURRICULARES E DOCÊNCIA EM SAÚDE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Affilliation
Universidade Federal de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Santos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Santos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Santos, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
INTRODUÇÃO: Os setores da educação e da saúde vêm propondo e articulando, nos últimos anos, ações em parceria com outros ministérios, fundações estaduais de apoio à pesquisa e instituições, voltadas ao fortalecimento e consolidação de uma política nacional de formação dos profissionais da saúde, nos níveis de graduação e pós-graduação, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, bem como, à promoção de intercâmbio entre programas e instituições, com a possibilidade de estabelecer parcerias, por meio do trabalho em rede. Expressam-se, neste contexto de indução às mudanças na formação em saúde, desafios de diferentes nuanças, dentre eles, destaca-se a docência frente a novos contextos de aprendizagem e ampliação de interlocutores e mediações presentes: a realidade dos serviços, as necessidades das pessoas e dos serviços de saúde, os usuários, os preceptores. OBJETIVO: compreender como a docência, inserida no âmbito das inovações em saúde, tem sido abordada na produção científica. MÉTODO: foram consultadas as bases de dados SCIELO e LILACS utilizando-se descritores criados a partir de combinações entre seis descritores: ensino superior, docência, inovações em saúde, formação docente em saúde, políticas públicas e docente. RESULTADOS: foram analisados 65 artigos. A região Sudeste concentra a maior parte das publicações (47%), seguida pela região Nordeste (14%). Não foram encontradas publicações oriundas da região Norte. A maior parte dos artigos (33,9%) abrangeu mais de um curso da área da saúde, trazendo experiências e estudos inter e multiprofissionais, nos quais se destacam os seguintes cursos: Enfermagem (14), Medicina (12), Odontologia (10), Fisioterapia (9), Farmácia e Bioquímica (8), Psicologia (7), Nutrição, Educação e Terapia Ocupacional (6). O processo de análise permitiu a construção de 3 categorias: Docência, Currículo e Inovações, Docência em/para a Saúde: lugares e demandas e Desafios e possibilidades no exercício da Docência em Saúde. CONCLUSÕES: o estudo sinaliza as demandas formativas de professores para que estes possam participar ativa e criticamente dos processos de implantação e avaliação das políticas indutoras de reorientação da formação em saúde bem como a complexidade em torno da temática.
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