Orientador | Vargas, Eliane Portes | |
Orientador | Prado, Shirley Donizete | |
Autor | Castro, Jeimis Nogueira de | |
Data de acesso | 2020-01-27T11:54:45Z | |
Data de disponibilização | 2020-01-27T11:54:45Z | |
Data do publicação | 2019 | |
Citação | CASTRO, Jeimis Nogueira de. Identidade e gênero em cenas do cinema: um estudo sobre o ensino de Educação Física e a construção dos corpos no contexto escolar. 2019. 260 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39513 | |
Resumo | A Educação Física como disciplina presente no currículo escolar do ensino médio tem no corpo em movimento o seu principal foco de estudo. Como as outras disciplinas, atua também no processo de formação de estudantes, introjetando determinados valores e regras que orientarão os seus comportamentos e suas relações com o mundo e a sociedade, promovendo uma socialização que muitas vezes sobrepõe autonomia e controle social de acordo com rotinas culturalmente estabelecidas. Desse modo, partimos do pressuposto que os corpos discentes podem ser considerados como um documento vivo, que pode ser lido e interpretado como um texto, já que traz as marcas dos valores sociais do passado e do presente, expressando desigualdades de gênero e apontando o seu caráter socialmente construído. Este estudo partiu da indagação de como o ensino da Educação Física na escola de nível médio reproduz ou ameniza as assimetrias e expressa uma construção dos corpos pelo viés de questões de gênero. O objetivo geral foi compreender como se expressam, mediatizados por cenas de cinema, os aspectos constitutivos das identidades sociais e da construção social dos corpos na perspectiva das relações de gênero em aulas de Educação Física em uma escola pública do ensino médio Como parte deste objetivo, buscamos descrever como docentes e discentes atuam no ensino e contribuir para o aprimoramento das propostas de ensino na Educação Física com base nos referenciais teórico-metodológicos adotados na pesquisa referentes ao respeito às diferenças e à coeducação entre os gêneros por uma perspectiva intercultural. Adotamos uma metodologia com abordagem antropológica que visa à interpretação dos fenômenos socioculturais e à atribuição de fenômenos sociais e significados culturais em contextos específicos. De modo convergente a esta perspectiva, o uso do cinema almejou promover um olhar de empatia relacionado aos temas da pesquisa na relação com o outro. Foi desenvolvida revisão bibliográfica que incluiu levantamento de questões acerca da abordagem de identidade e gênero na produção na área de Educação Física, análise de filmes (Tomboy, Billy Elliot e As melhores coisas do mundo) e trabalho de campo onde foram realizadas entrevistas em grupo e observação das interações no contexto de aulas. As entrevistas em grupo foram realizadas com o uso de cenas de dois filmes (Billy Elliot e Tomboy) com dois docentes de Educação Física e seis discentes envolvidos no processo de ensino de nível médio de uma escola estadual no estado do Rio de Janeiro Nas interações no trabalho de campo, observamos a contribuição das aulas na modelação do corpo normalizado e naturalizado a partir de modelos identitários fixos não problematizados, o que pode reforçar subjetivamente uma expectativa socialmente aceita. Identificamos nas práticas escolares classificações e hierarquizações entre sujeitos em estruturas binárias como \201Cnós\201D e os \201Coutros\201D: normal/anormal, homem/mulher, homossexual/heterossexual, entre outras. Ao mesmo tempo, encontramos questionamentos sobre relações de poder, problematizando esses binarismos produzidos na construção da identidade e da diferença. Buscamos com esta pesquisa contribuir para gerar mudanças nas relações de poder no processo de ensino, na adequação metodológica e didática, na seleção de conteúdos escolares e na consequente construção do espaço de xvi ensino; tudo isso, visando a uma educação mais equitativa, crítica, que respeita e estimula as diferenças. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | |
Palavras-chave | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave | Educação física | pt_BR |
Palavras-chave | Corpo | pt_BR |
Palavras-chave | Identidade | pt_BR |
Palavras-chave | Gênero | pt_BR |
Título | Identidade e gênero em cenas do cinema : um estudo sobre o ensino de Educação Física e a construção dos corpos no contexto escolar | pt_BR |
Tipo do documento | Thesis | |
Data da defesa | 2019 | |
Departamento | Instituto Oswaldo Cruz | |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz | |
Local de defesa | Rio de Janeiro | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Resumo em Inglês | Physical education as a discipline presents the high school curriculum and not the movement in its main focus of study. Like other subjects, it also acts in the process of training students, introjecting values and rules that guide their rights and their relations with the world and society, promoting a socialization that often overlaps social control and according to culturally used routines. Thus, the parties press so that the student bodies can be considered as a living document, which can be read and interpreted as a text, since it brings as marks of social values of the past and the present, expressing gender and performance inequalities. of socially constructed character status. This study started from the identification of how the Physical Education teaching in high school reproduces or mitigates asymmetries and shows a construction of the bodies by gender problems. The general objective was to understand how the constitutive aspects of social identities and the social construction of bodies from the perspective of gender relations in physical education classes in a public high school are expressed, mediated by film scenes. As part of this objective, we seek to describe how teachers and students act in teaching and contribute to the improvement of teaching proposals in Physical Education based on the theoretical-methodological frameworks adopted in research related to respect for differences and coeducation between genders by intercultural perspective. We adopt a methodology with an anthropological approach that aims at the interpretation of sociocultural phenomena and the attribution of social phenomena and cultural meanings in specific contexts. In a way that converges with this perspective, the use of cinema aimed to promote a look of empathy related to research themes in relation to the other. A literature review was developed which included raising questions about the approach to identity and gender in Physical Education production, film analysis (Tomboy, Billy Elliot and As melhores coisas do mundo) and fieldwork where group interviews were conducted and observation of interactions in the context of classes. Group interviews were conducted using scenes from two films (Billy Elliot and Tomboy) with two Physical Education teachers and six students involved in the high school teaching process of a state school in the state of Rio de Janeiro. In the fieldwork interactions, we observed the contribution of the classes in the modeling of the normalized and naturalized body from nonproblematized fixed identity models, which may subjectively reinforce a socially accepted expectation. We identified in school practices classifications and hierarchies between subjects in binary structures such as “we” and “others”: normal / abnormal, male / female, homosexual / heterosexual, among others. At the same time, we find questions about power relations, problematizing these binarisms produced in the construction of identity and difference. We seek with this research to contribute to generate changes in power relations in the teaching process, the methodological and didactic adequacy, the selection of school contents and the consequent construction of the teaching space; all of this, aiming at a more equitable, critical education that respects and encourages differences. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Filmes cinematográficos | pt_BR |
DeCS | Ensino | pt_BR |
DeCS | Educação física e treinamento | pt_BR |
DeCS | Identidade de gênero | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 05 Igualdade de gênero | |