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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentável11 Cidades e comunidades sustentáveis
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AMBIENTE ALIMENTAR DE TERMINAIS RODOVIÁRIOS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
Comportamento Alimentar
Qualidade dos Alimentos
Área Urbana
Transporte Rodoviário
Obesidade
Consumo Alimentar
Qualidade dos Alimentos
Estudo Observacional
Estudos Ecológicos
Área Urbana
Jesus, Ana Carolina Castro de | Date Issued:
2020
Alternative title
Food environment of bus terminals in the metropolitan region of Rio de JaneiroAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O ritmo de vida acelerado das grandes metrópoles impõe mudanças de hábitos. Por exemplo, a necessidade de grandes deslocamentos com menor tempo para realizar atividades cotidianas por vezes se sobrepõe ao momento da realização das refeições. A alimentação, portanto, passa a ser rápida, conveniente e preferencialmente transportável. Evidências demonstram que o ambiente alimentar, que pode ser compreendido como a interlocução entre os ambientes econômico, físico, político e sociocultural, pode influenciar no acesso e nas escolhas alimentares bem como pode ter determinantes relacionadas à saúde: a elevação nos índices de obesidade, por exemplo. No Brasil, com mais de 80% da população vivendo em área urbana e algumas cidades com grande extensão territorial, é quase inevitável que grande parte da população utilize os transportes públicos para se deslocar entre casa, trabalho, escola, etc. Nesses sistemas transportes são encontrados ambientes que podem não favorecer escolhas alimentares saudáveis. Dessa forma, este estudo objetivou descrever o ambiente alimentar de terminais rodoviários da região metropolitana do Rio de Janeiro (a segunda maior metrópole do país). Foram visitados 14 terminais distribuídos pelos cinco municípios mais populosos da região, foram coletadas informações de 156 estabelecimentos que vendiam alimentos e/ou refeições e de mais 127 pontos de venda informal. A exceção da água mineral (82,3%) observou-se presença frequente de alimentos de baixa qualidade nutricional e a baixos preços nos estabelecimentos e pontos de venda informal, como refrigerantes (78%), refrescos (65%), diversos tipos de doces (55,5%), biscoitos (50,5%), balas (46,3%), bebidas alcoólicas (43%) e salgados (29,3%), além de poucas opções de alimentos ou refeições saudáveis. Além da alta exposição a alimentos, os usuários desses terminais também encontram-se expostos a vários tipos de propagandas, sobretudo de cervejas (39,1%) e refrigerantes (34,8%). Entendendo a importância desses espaços na circulação de milhares de pessoas e considerando a grande exposição a alimentos de baixa qualidade nutricional neste grupo populacional, o estudo indica que a situação nutricional do território dos terminais rodoviários é preocupante, pois qualifica-se com ambiente promotor de alimentação não saudável. Entretanto, esses ambientes têm potencial para ampliar a disponibilidade de alimentação saudável, se alvo de intervenções regulatórias e promotoras realizadas pela gestão desses terminais e pelo poder público.
Abstract
The fast pace of life in large cities imposes changes in habits. For example, the need for large commutes with less time to carry out daily activities sometimes overlaps with meal preparations. Therefore, feeding becomes fast, convenient and preferably transportable. Evidence shows that the food environment, which can be understood as the interlocution between the economic, physical, political and sociocultural environments, can influence access and food choices as well as can it can have determinants related to health: the increase in obesity rates, for example. In Brazil, with more than 80% of the population living in an urban area and some cities with a large territorial extension, it is almost inevitable that a large part of the population uses public transport to move between home, work, school, etc. In this transport system, environments found may not favor healthy food choices. Thus, this study aimed to describe the food environment of bus terminals in the metropolitan region of Rio de Janeiro (the second largest metropolis in the country). 14 terminals distributed across the five most populous municipalities in the region were visited, information was collected from 156 establishments selling food and/or meals and from 127 more informal outlets. With the exception of mineral water (82.3%), there was a frequent presence of low nutritional quality food at low prices in establishments and informal retail outlets, such as soft drinks (78%), flavored water (65%), various types of sweets (55.5%), biscuits (50.5%), hard candies (46.3%), alcoholic beverages (43%) and snacks (29.3%), plus few food options or healthy meals. In addition to the high exposure to food, users of these terminals are also exposed to various types of advertising, especially beers (39.1%) and soft drinks (34.8%). Understanding the importance of these spaces in the circulation of thousands of people and considering the great exposure to low nutritional quality foods in this population group, the study indicates that the nutritional situation of the territory of the bus terminals is worrying, as it qualifies as a not healthy food-promoting environment. However, these environments have the potential to increase the availability of healthy food, subject to regulatory and promoting interventions carried out by the management of these terminals and by the government.
Keywords in Portuguese
Ambiente alimentarComportamento Alimentar
Qualidade dos Alimentos
Área Urbana
Transporte Rodoviário
DeCS
Comportamento AlimentarObesidade
Consumo Alimentar
Qualidade dos Alimentos
Estudo Observacional
Estudos Ecológicos
Área Urbana
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