Advisor | Queiroz, Paulo Pires de | |
Author | Almeida, Maria da Conceição Vicente de | |
Access date | 2022-06-16T02:22:24Z | |
Available date | 2022-06-16T02:22:24Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | ALMEIDA, Maria da Conceição Vicente de. Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: ensino de Ciências e Saúde, prática curricular e livros infantojuvenis. 2021. 161 f. Tese (doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53316 | |
Abstract in Portuguese | A presente pesquisa tem como foco de estudo o ensino de Ciências e Saúde no Ensino Fundamental I, estabelecendo um diálogo entre a prática curricular, o conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS – que defende a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades, e a utilização de histórias infantis. O título da tese, que é Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: ensino de Ciências e Saúde, prática curricular e livros infantojuvenis, é conduzido pela pergunta de partida: Como construir um material pedagógico que favoreça um ensino Ciências e Saúde multidimensional, processual e democrático no Ensino Fundamental I da Educação Básica? Este estudo suscita a hipótese do trabalho se inscrever na possibilidade de construção de um conceito de saúde multidimensional e processual no Ensino Fundamental I por meio da elaboração e utilização de três livros infantojuvenis e um livro que relata a experiência vivenciada pela pesquisadora no espaço escolar. O estudo também se insere na perspectiva teórica, metodológica e analítica, uma vez que tem por objetivo identificar as impressões de professores de Ciências do Campus de São Cristóvão do Colégio Pedro II sobre o ensino da saúde na escola básica. Para tal proposição foi relevante envolver as práticas curriculares a que o trabalho faz referência, como aquelas desenvolvidas no cotidiano do espaço escolar. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas realizadas com docentes do CPII, utilizando para análise a metodologia da história oral. Foram utilizados, ainda, questionários aplicados entre os docentes, cujos resultados, reveladores da prática pedagógica dos entrevistados, emergiram com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os entrevistados, por meio da reconstrução de memórias, teceram narrativas desde a inauguração do Ensino Fundamental I do Colégio Pedro II, na década de 1980, perpassando pelo ensino de Ciências, pela criação do laboratório de Ciências, até as mudanças que o ensino dessa área vem atravessando até o tempo presente. Uma coleção de livros infantojuvenis sobre tema Saúde foi produzida a partir da observação de práticas de ensino desenvolvidas com uso dos livros não didáticos elaborados ao longo da pesquisa de doutoramento | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Prática curricular | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Livros infantojuvenis | pt_BR |
Title | Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: ensino de Ciências e Saúde, prática curricular e livros infantojuvenis | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2021 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | This research focuses on studying the teaching of Science and Health in Elementary School, establishing a dialogue between curricular practices, the concept of health according to the World Health Organization – WHO – which defines health as a state of full physical, mental and social wellbeing, and not only the absence of diseases and illnesses, and the use of children’s stories. The title of the thesis, which is Once upon a time, a teacher who told stories and gave life to the curriculum: teaching of Science and Health, curricular practices and children’s books is driven by the starting question: How can a pedagogical material that favors multidimensional, procedural and democratic teaching of Science and Health in Elementary School of the Basic Education be built? This study raises the hypothesis that this work is inscribed in the possibility of building a concept of multidimensional and procedural health in Elementary School through the elaboration and usage of three children's books and one book that reports the experience lived by the researcher in the school space The study is also inserted in the theoretical, methodological and analytical perspective, as it aims to identify the impressions of Science teachers from São Cristóvão Campus of Colégio Pedro II on the teaching of health in Basic Education. For such proposition, it was relevant to involve the curricular practices to which the work refers to, such as those developed in the daily life of the school space. Data collection happened through interviews conducted with CPII teachers, using the oral history methodology for analysis. Questionnaires applied among teachers were also used, whose results, revealing the pedagogical practice of the interviewees, emerged based on the content analysis technique of Bardin (2011). The interviewees, through reconstruction of memories, weaved their narratives since the inauguration of the Elementary School segment of Colégio Pedro II, in the 1980s, passing through the teaching of science, the creation of the Science Lab, until the changes, which the teaching in this area has been facing until nowadays. A collection of children’s books on the topic of Health was produced from the observation of teaching practices developed with the use of non-textbooks elaborated throughout this PHD research | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Teaching of Science | en_US |
Subject | Curricular practices | en_US |
Subject | Health | en_US |
Subject | Children’s books | en_US |
Member of the board | Costa, Clélia Christina Correa de Mello Silva Almeida da | |
Member of the board | Sousa, Isabela Cabral Félix de | |
Member of the board | Yamasaki, Alice Akemi | |
Member of the board | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | |
Member of the board | Turchielo, Luciana Boff | |
DeCS | Ensino de Ciências | pt_BR |
DeCS | Literatura Infantojuvenil | pt_BR |