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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54347
ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DE PRODUTOS VEICULADOS NA MÍDIA ELETRÔNICA E IMPORTADOS POR REMESSA POSTAL
Mercadorias importadas
Remessa postal
Propaganda de medicamentos
Internet
Publicidade Direta ao Consumidor
Vigilância Sanitária
Acesso à Internet
Comércio Eletrônico
Importação de Produtos
Braga, Stefânia Leirias | Date Issued:
2009
Alternative title
Advertising analysis of products under health surveillance imported by postal deliveryAuthor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem como objetivo propor uma pesquisa avaliativa das propagandas e peças publicitárias veiculadas na internet que expõem produtos sob fiscalização da vigilância sanitária os quais, possam ser adquiridos por usuários brasileiros através dos serviços postais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Com a análise, seria possível confrontar: a) o risco existente na veiculação de propagandas de produtos através de um meio de comunicação de acesso universal, como é o caso da internet; b) a aquisição e consumo de produtos de interesse da vigilância sanitária por essa modalidade de importação de acesso rápido, fácil e muitas vezes num custo baixo como é o caso da remessa postal e; c) o papel do órgão de vigilância sanitária nesse processo inovador. Ao se fazer a análise preliminar de dados coletados por servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária durante a inspeção física desses produtos dentro a agência da Empresa de Correios e Telégrafos do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/ Galeão foi observado a existência de vários sites de veiculação universal que expunham várias informações desses produtos, inclusive a maneira como adquiri-los. Com base nessas informações foi elaborado uma tabela com o intuito de avaliar a conformidade das informações contidas nas propagandas da Internet baseado na legislação em vigor (RDC n° 96 de 2008). Dentro desse contexto foi iniciado uma reflexão sobre a eficácia das ações de regulação da vigilância sanitária.
Abstract
This paper aim is to propose an evaluative study of the adverts and advertisement broadcast on the Internet concerning products under health surveillance which may be acquired by Brazilian users of postal services through the Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos. This analysis would make it possible to confront: a) the risk existing in the veiculation of product advertisement through a media of universal reach, such as the Internet; b) the purchase and consumption of products of health surveillance interest throughout postal delivery which is a fast, easy and low cost mean of importation; c) the role of the National Health Surveillance Agency in this innovative process. Preliminary analysis of data collected by servers of the National Health Surveillance Agency during physical inspection of products within the Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos at Antonio Carlos Jobim International Airport were conducted, pointing out that there are several sites of international reach with different information about these kind of products, including how to acquire them. Based on this data a table was prepared in order to assess the compliance of the information contained in advertisements on the Internet according to the Brazilian legislation (RDC n° 96 of 2008). Within this context was initiated a reflection of actual health surveillance practices.
Keywords in Portuguese
Vigilância sanitáriaMercadorias importadas
Remessa postal
Propaganda de medicamentos
Internet
DeCS
Controle da Publicidade de ProdutosPublicidade Direta ao Consumidor
Vigilância Sanitária
Acesso à Internet
Comércio Eletrônico
Importação de Produtos
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