Advisor | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Author | Santos, Telma Temoteo dos | |
Access date | 2022-10-19T18:00:28Z | |
Available date | 2022-10-19T18:00:28Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SANTOS, Telma Temoteo dos. O enfrentamento do Aedes aegypti e arboviroses: aportes teóricos e metodológicos em ações de intervenção no Programa Saúde na Escola. 2019. xvi, 265 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55198 | |
Abstract in Portuguese | Embasada por trabalhos que discutem a importância e o papel preponderante da educação em saúde para o enfrentamento de agravos, a presente tese objetivou a construção de um aporte teórico e metodológico para subsidiar ações de intervenção em saúde nas escolas. Tais ações devem estar pautadas nas diretrizes da promoção e da educação em saúde para o enfrentamento das doenças ocasionadas pelos agentes etiológicos transmitidos pelo Aedes aegypti (dengue, zika e Febre Chikungunya). O desenho metodológico compreendeu na primeira etapa: revisão bibliográfica para construção do aporte epistemológico, sobre os tópicos saúde na escola, promoção da saúde, programa saúde na escola; e, metodológico, sobre as teorias de aprendizagem e discussão sobre os pontos convergentes dessas linhas de pesquisa. Na segunda etapa, após contato com as secretarias de saúde e educação e aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), foram aplicados questionários sobre os temas da pesquisa para estudantes e equipe do Programa Saúde na Escola (PSE). Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a equipe do (PSE) e professores de Ciências. Na terceira etapa, os caminhos metodológicos para a formação continuada dos atores sociais participantes do presente estudo, foram construídos a partir das representações sociais acerca da (s) doença (s) investigadas e a (s) sua (s) ocorrência (s) em seu (s) respectivo (s) contexto (s). Ainda nesta etapa foram elaboradas sequências didáticas e a estruturação de uma disciplina para curso de formação continuada que se apresentou como espaço coletivo de aprendizagem Os resultados forneceram subsídios para a implementação de ações e geração de produtos em parceria com indivíduos atuantes nos programas de educação em saúde, assim como na formação inicial e continuada dos profissionais da saúde e educação | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Aedes aegypti | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação continuada | pt_BR |
Subject in Portuguese | Profissionais da saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Profissionais da educação | pt_BR |
Title | O enfrentamento do Aedes aegypti e arboviroses: aportes teóricos e metodológicos em ações de intervenção no Programa Saúde na Escola | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2019 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | en_US |
Abstract | Based on works that discuss the importance and the preponderant role of health education for coping with health problems, this thesis aimed to build a theoretical and methodological approach to support health intervention actions in schools. Such actions should be based on the health promotion and education guidelines for coping with diseases caused by the etiological agents transmitted by Aedes aegypti (dengue, zika and fever Chikungunya). The methodological design comprised in the first stage: bibliographic review for the construction of the epistemological contribution, on the topics health at school, health promotion, health at school program; and methodologically, on the theories of learning and discussion on the converging points of these lines of research. In the second stage, after contact with the health and education departments and approval of the project by the Research Ethics Committee (CEP), questionnaires were applied to the research themes for students and staff of the Health at School Program (PSE). Semi-structured interviews were also conducted with the (PSE) team and science teachers. In the third stage, the methodological paths for the continued formation of the social actors participating in the present study were built from the social representations about the investigated disease (s) and their occurrence (s) in their respective context (s). Still in this stage didactic sequences were elaborated and the structuring of a discipline for continuous formation course that presented itself as a collective learning space. The results provided subsidies for the implementation of actions and product generation in partnership with individuals working in health education programs, as well as in the initial and continuing training of health and education professionals | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Health education | en_US |
Subject | Aedes aegypti | en_US |
Subject | Continuing education | en_US |
Subject | Health professionals and education | en_US |
Member of the board | Oliveira, Maria de Fátima Alves de | |
Member of the board | Anjos, Maylta Brandão dos | |
Member of the board | Pereira Neto, André de Faria | |
Member of the board | Costa, Marco Antonio Ferreira da | |
Member of the board | Assis, Sheila Soares de | |
DeCS | Aedes | pt_BR |
DeCS | Infecções por Arbovirus | pt_BR |
DeCS | Educação Continuada | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |