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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55272
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentávelCollections
Metadata
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DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA AVALIAR A DIETA DE CRIANÇAS ESCOLARES BRASILEIRAS ENTRE 4 E 9 ANOS DE IDADE
Criança
Aplicativos Móveis
Tecnologia
Alimentos, Dieta e Nutrição
Revisão Sistemática
Estudos de Avaliação como Assunto
Pesquisa Qualitativa
Freitas, Jade Veloso | Date Issued:
2021
Alternative title
Development of a mobile app to assess Brazilian schoolchindren’s diet between 4 and 9 years oldAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: Avaliar o consumo alimentar de crianças em idade escolar não é uma tarefa simples, sendo considerado um desafio na pesquisa epidemiológica. O advento da tecnologia na área de avaliação do consumo alimentar vem se tornando uma alternativa atrativa às tradicionais metodologias de avaliação dietética, pois auxilia na redução de tempo e custo das pesquisas, aumentando as taxas de participação e precisão dos dados coletados, otimizando e padronizando a coleta de dados. Objetivo: Desenvolver um aplicativo destinado a dispositivos móveis para avaliar o consumo alimentar global de crianças escolares brasileiras entre 4 e 9 anos de idade. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico envolvendo a elaboração de um aplicativo online para smartphones e tablets com a plataforma Android que permite a avaliação dietética de crianças entre 4 a 9 anos idade. O desenvolvimento do aplicativo móvel ocorreu em duas etapas: pesquisa formativa inicial e definição do conteúdo. A primeira compreendeu-se em uma revisão da literatura sobre as ferramentas disponíveis de avaliação de consumo alimentar voltadas para escolares, um levantamento de pesquisas brasileiras regionais que avaliaram o consumo alimentar de crianças escolares e reuniões com profissionais com expertise na área de avaliação dietética. Já a segunda etapa envolveu a personalização do banco de dados da ferramenta que inclui a lista de alimentos e medidas caseiras, integração de fotos digitais de medidas caseiras e porções de alimentos, definição das interfaces, funcionalidades e ferramentas do aplicativo, reuniões com os desenvolvedores de softwares e a elaboração de um manual de instalação e utilização da ferramenta. Resultados: Foi desenvolvido o aplicativo móvel, denominado CADE- Consumo Alimentar no Domicílio e na Escola, para a avaliação dietética global de crianças escolares brasileiras de forma autorrelatada pelos seus responsáveis, tanto em ambiente escolar, por meio de um registro alimentar, quanto em ambiente domiciliar, por meio de um recordatório de 24 horas de múltiplos passos aliado a um questionário de propensão alimentar. A ferramenta também conta com uma opção de digitação de dados dietéticos já coletados. A ferramenta apresenta um banco de dados com 2125 itens alimentares usualmente consumidos por crianças escolares brasileiras que foram provenientes do Inquérito Nacional de Alimentação (INA)2017–2018, de cardápios ofertados em escolas públicas de todas as regiões do país elaborados pela equipe técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), de itens alimentares contidos no banco de dados de alimentos do aplicativo móvel utilizado na coleta de dados sobre consumo alimentar do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) e do levantamento acerca das pesquisas brasileiras regionais que avaliaram o consumo alimentar de crianças. Na etapa de detalhamento dos itens alimentares, há perguntas sobre a preparação (nove opções de resposta), adição de alimentos (18 opções), tipo de unidade de medida caseira (75 opções), com a possibilidade de visualização de 26 fotos digitais de medidas caseiras de quatro tipos de utensílios domésticos e 440 fotos digitais de porções de 90 alimentos provenientes do Manual de Quantificação Alimentar Infantil utilizado no ENANI). A quantidade da medida caseira utilizada permitiu estimar quantidades porcionadas como ½, ¼, 1 + ½. Preenchimento de informações acerca da realização de atividades pela criança durante as refeições e um questionário de propensão alimentar foram funcionalidades exclusivas do ambiente domiciliar. Possibilidade de registrar fotos das refeições da criança, relato de repetição e sobra no consumo de alimentos e o recebimento de notificações no dispositivo móvel para lembrar de relatar a alimentação da criança foram funcionalidades exclusivas do ambiente escolar. Conclusão. Acredita-se que o aplicativo CADE possa contribuir com a padronização e automatização da coleta de dados dietéticos de crianças escolares promovendo o desenvolvimento de estudos na área de epidemiologia nutricional, nutrição, alimentação e saúde pública.
Abstract
Background: Assessing schoolchildren's food consumption is not a simple task and it is considered a challenge in epidemiological research. The advent of technology in the dietary assessment area has become an attractive alternative to traditional dietary assessment methodologies, helping to reduce the time and cost of research, increasing the participation rates and accuracy of the data collected, optimizing and standardizing data collection. Objective: Develop an application for mobile devices to assess the global food consumption of Brazilian schoolchildren aged 4 to 9 years. Methods: This is a methodological study involving the development of an online application for smartphones and tablets with the Android platform that allows the dietary assessment of children between 4 to 9 years old. The development of the mobile app took place in two stages: initial formative research and content definition. The first was comprised of a literature review on the available dietary assessment tools for schoolchildren, a survey of regional Brazilian studies that evaluated the food consumption of schoolchildren and meetings with professionals with expertise in the dietary assessment area. The second stage involved the customization of the tool database that includes the list of foods and household measures, integration of digital photos of household measures and food portions, the definition of the interfaces, functionalities and tools of the application, meetings with the software's developers and the elaboration of a tool installation and use manual. Results: The mobile app called CADE - Food Consumption at Home and at School was developed for the global dietary assessment of Brazilian schoolchildren in a self-reported manner by their parents, both in the school environment, through a food record, and in the home environment, through a 24-hour dietary recall of multiplepass Method coupled with a food propensity questionnaire. The tool also has an option to enter dietary data already collected. The tool presents a database with 2125 food items usually consumed by Brazilian schoolchildren which came from the 2017-18 Brazilian National Dietary Survey (INA), from menus offered in public schools in all regions of the country prepared by the Brazilian technical team National School Nourishment Program (PNAE), of food items contained in the food database of the mobile app used to collect data on food consumption from the Children National Food and Nutrition Survey (ENANI, in portuguese) and the survey on regional Brazilian research that evaluated children's food consumption. In the step of detailing the food items, there are questions about the preparation (nine answer options), the addition of food (18 options), type of homemade measurement unit (75 options), with the possibility of viewing 26 digital measurement photos homemade from four types of household utensils and 440 digital photos of portions of 90 foods from the Child Food Quantification Manual used at ENANI). The quantity of the homemade measure used allowed to estimate portioned quantities as ½, ¼, 1 + ½. Filling in information about the child's activities during meals and a food propensity questionnaire were exclusive features of the home environment. Possibility to record photos of the child's meals, reports of repetition and leftover food consumption and the receipt of notifications on the mobile device to remember to report the child's food were exclusive features of the school environment. Conclusion: It is believed that the CADE app can contribute to the standardization and automation of schoolchildren's dietary data collection promoting the development of studies in nutritional epidemiology, food, nutrition, and public health areas.
DeCS
Consumo de AlimentosCriança
Aplicativos Móveis
Tecnologia
Alimentos, Dieta e Nutrição
Revisão Sistemática
Estudos de Avaliação como Assunto
Pesquisa Qualitativa
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