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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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PERFIL DE ATENDIMENTO EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA
Perfil de atención en un Centro de Atención Psicosocial durante la pandemia de COVID-19: un análisis retrospectivo
Alternative title
Profile of care at a Psychosocial Care Center during the COVID-19 pandemic: a retrospective analysisPerfil de atención en un Centro de Atención Psicosocial durante la pandemia de COVID-19: un análisis retrospectivo
Affilliation
Fundação Estatal de Atenção à Saúde. Centro de Atenção Psicossocial Boa Vista. Curitiba, PR, Brasil.
Fundação Estatal de Atenção à Saúde. Centro de Atenção Psicossocial Boa Vista. Curitiba, PR, Brasil.
Instituto Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil / Universidade Federal do Piauí. Departamento de Políticas Públicas. Teresina, Piauí, Brasil.
Fundação Estatal de Atenção à Saúde. Centro de Atenção Psicossocial Boa Vista. Curitiba, PR, Brasil.
Instituto Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil / Universidade Federal do Piauí. Departamento de Políticas Públicas. Teresina, Piauí, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: caracterizar o perfil de usuários atendidos presencialmente no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Boa Vista, em Curitiba, no Paraná, a partir da decretação da pandemia de COVID-19 e mudanças nos protocolos de atendimento presencial. Metodologia: pesquisa documental, descritiva, com delineamento retrospectivo e abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu em registros administrativos e gerenciais no período de março a outubro de 2020. Resultados: houve uma incidência do perfil masculino, com média de idade de 40 anos, portadores de transtorno mental, por busca espontânea ao CAPS e o maior número dos acolhimentos foi atendido por psicólogos, sem a necessidade de encaminhamentos a outros serviços. Conclusão: o funcionamento e perfil de atendimento no CAPS foram alterados devido às modificações no atendimento durante a pandemia, necessárias para manter os padrões sanitários recomendados pelas autoridades.
Abstract
Objective: to characterize the profile of the user who personally attended to the Psychosocial
Care Center Boa Vista, in Curitiba, Brazil, from the enactment of the COVID-19 pandemic
and changes in face-to-face service protocols. Methods: documental and descriptive
research, design retrospective of the recurring quantitative approach. The data collection
occurred in administrative and managerial records during the period of March to October in
2020. Results: male profile incidence, average age of 40 years, bearer of mental disorders,
spontaneous search and greater number of receptions attended by psychologists, without
the need for referrals to other services. Conclusion: the functioning and profile of care at the
Psychosocial Care Center Boa Vista were changed due to changes in care during the
pandemic, necessary to maintain the health standards recommended by the authorities.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Objetivo: caracterizar el perfil de los usuarios atendidos presencialmente en el CAPS Boa
Vista, en Curitiba, Brasil, a partir de la entrada en vigor de la pandemia de COVID-19 y los
cambios en los protocolos de atención presencial. Metodología: investigación documental,
descriptivo, diseño retrospectivo y enfoque cuantitativo. La recolección de datos se realizó
en los registros administrativos y gerenciales de marzo a octubre de 2020. Resultados:
incidencia de perfil masculino, edad media de 40 años, personas con trastornos mentales,
búsqueda espontánea y mayor número de recepciones atendidas por psicólogos, sin
necesidad de derivaciones a otros servicios. Conclusión: el funcionamiento y perfil de
atención en el CAPS se modificó debido a cambios en la atención durante la pandemia,
necesarios para mantener los estándares de salud recomendados por las autoridades.
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