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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61536
EDUCAR PARA LA SALUD EN TIEMPOS DE PANDEMIA
Educar para a saúde em tempos de pandemia
Bellver Capella, Vicente | Date Issued:
2021
Alternative title
Health education in times of pandemicEducar para a saúde em tempos de pandemia
Author
Affilliation
Universitat de València. Departamento de Filosofía del Derecho y Política. València, España.
Abstract in Portuguese
A experiência da pandemia que vivemos exige repensar a educação em saúde. Neste trabalho, fazemo-lo com base em dois conceitos da Declaração Universal dos Direitos do Homem: primeiro, compreender que o objetivo da educação é o desenvolvimento integral da pessoa; e segundo, que os deveres para com a comunidade contribuem para esse desenvolvimento. A partir deles, defendemos uma conceção de educação em saúde baseada na natureza relacional do ser humano, na relevância dos determinantes sociais da saúde e nos perigos do meio digital, apesar dos enormes benefícios que trouxe.
Abstract
The experience of the pandemic that we are living requires rethinking health education. In
this paper we do it based on two ideas from the Universal Declaration of Human Rights: first,
that the aim of education is the full development of the person; and second, that duties
towards the community contribute to that development. Based on them, we defend a
conception of health education based on the relational nature of the human being, on the
relevance of the social determinants of health and on the dangers of the digital environment,
despite the enormous benefits it has brought during the pandemic.
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La experiencia de la pandemia que estamos viviendo exige repensar la educación para la
salud. En este trabajo lo hacemos a partir de dos conceptos procedentes de la Declaración
Universal de los Derecho Humanos: primero, entender que el fin de la educación es el pleno
desarrollo de la persona; y segundo, que los deberes para con la comunidad contribuyen a
ese desarrollo. A partir de ellos, defendemos una concepción de la educación para la salud
basada en el carácter relacional del ser humano, en la relevancia de los determinantes
sociales de la salud y en los peligros del entorno digital, a pesar de los enormes beneficios
que ha aportado durante la pandemia.
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