Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62010
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Silva, Rômulo Wesley Nascimento | Date Issued:
2022
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Presenciamos um tempo que a informação é transmitida em velocidade e quantidade muito elevadas e em um tempo muito curto. A forma crítica e argumentativa presente na divulgação científica é pouco explorada como uma estratégia para a formação de professores nos cursos de licenciaturas. Dessa forma, este projeto buscou contribuir e discutir a criação de um curso de atualização para professores, inserindo conhecimentos e adequando novas didáticas de ensino, em especial, a divulgação científica, além de métodos e abordagens que visem proporcionar o desenvolvimento do olhar crítico e criativo dos docentes participantes a partir da produção das oficinas pedagógicas. O curso foi realizado entre os dias 10/09/2022 a 29/10/2022, aos sábados, de forma remota. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, sendo as perguntas fechadas analisadas com auxílio do Excell versão 2019, e as questões abertas foram categorizadas. Além do mais, as falas oralizadas ou escritas dos participantes foram analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin. Ao longo do curso tivemos a presença de até 40 cursistas, variando ao longo dos dias, sendo desses, 20 sujeitos da pesquisa. Sobre a utilização da divulgação científica como recurso didático, observamos que a participação em atividades de DC durante a formação foi um diferencial, dos 20 participantes, os 15 que utilizam a DC em suas práticas tiveram experiências com a DC, enquanto apenas 1 professor não a utiliza. Sobre os métodos e abordagens de ensino, 10 participantes utilizam a abordagem ensino por investigação em suas aulas, enquanto outros 10 não a utilizam. O uso do método CienciArte é utilizado por 10 professores participantes, enquanto 7 não utilizam e outros 3 não conhecem o método. Quanto a abordagem STEAM, 6 professores a conhecem e outros 14 a desconhecem. Foi observado na fala dos participantes a percepção da importância de se divulgar a ciência, que segundo eles, a mesma traz a aproximação entre a ciência e o cotidiano, além do incentivo à prática científica. Além disso, a divulgação científica não esteve presente na formação inicial de um dos participantes. Para além disso, as abordagens e métodos de ensino analisados nas falas dos participantes ao longo do percurso formativo consistiram na abordagem STEAM, ensino baseado em problemas, ensino por investigação, rotação por estações e gamificação. O curso contribuiu na formação dos docentes, fomentando atualizações, curiosidades, métodos e abordagens que possam contribuíram para um ensino contextualizado, criativo e crítico.
Abstract
We witness a time when information is transmitted at very high speed and quantity and in a very short time. The critical and argumentative form present in scientific dissemination is little explored as a strategy for teacher training in undergraduate courses. In this way, this project sought to contribute and discuss the creation of an updating course for teachers, inserting knowledge and adapting new teaching didactics, in particular, scientific dissemination, as well as methods and approaches that aim to provide the development of a critical and creative look. of participating teachers from the production of pedagogical workshops. The course was held from 09/10/2022 to 10/29/2022, on Saturdays, remotely. Data were collected through a semi-structured questionnaire, with the closed questions analyzed using Excell version 2019, and the open questions were categorized. Furthermore, the oral or written statements of the participants were analyzed using Bardin's Content Analysis. Throughout the course we had the presence of up to 40 course participants, varying over the days, of which 20 were research subjects. Regarding the use of scientific dissemination as a didactic resource, we observed that participation in SC activities during training was a differential, of the 20 participants, 15 use SC in their practices and had experiences with SC, while only 1 teacher does not use it. Regarding teaching methods and approaches, 10 use the research-based teaching approach in their classes, while another 10 do not use it. The use of the CienciArte method is used by 10 teachers, while 7 do not use it and another 3 do not know the method. As for the STEAM approach, 6 teachers know it and another 14 do not know it. It was observed in the speech of the participants the perception of the importance of disseminating science, which according to them, it brings the approximation between science and everyday life, in addition to encouraging scientific practice. In addition, scientific dissemination was not present in the initial training of one of the participants. In addition, the teaching approaches and methods analyzed in the participants' speeches along the training path consisted of the STEAM approach, problem-based teaching, research-based teaching, station rotation and gamification. The course contributed to the training of teachers, promoting updates, curiosities, methods and approaches that can contribute to contextualized, creative and critical teaching.
Share