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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62222
DA MEDICALIZAÇÃO DA COMIDA À GOURMETIZAÇÃO DO MEDICAMENTO: ANÁLISE DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA QUE TRANSFORMOU UM COMPRIMIDO EFERVESCENTE EM FEBRE NACIONAL
De la medicalización de los alimentos a la gourmetización de los medicamentos: análisis de la campaña publicitaria que convirtió un comprimido efervescente en fiebre nacional
Comunicação e saúde
Literacia mediática
Medicalização da comida
Publicidade
Comunicación y salud
Literacia mediática
Medicalización de los alimentos
Publicidad
Alternative title
From the medicalization of food to the gourmetization of medicines: analysis of the advertising campaign that turned an effervescent tablet into a national feverDe la medicalización de los alimentos a la gourmetización de los medicamentos: análisis de la campaña publicitaria que convirtió un comprimido efervescente en fiebre nacional
Affilliation
Universidade do Porto. Instituto de Saúde Pública. Unidade de Investigação em Epidemiologia. Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional. Faculdade de Letras. Porto, Portugal.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Escola de Comunicação. Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade. Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Grupo de Pesquisa em Publicidade, Saúde e Sociedade. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Porto. Instituto de Saúde Pública. Unidade de Investigação em Epidemiologia. Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Porto, Portugal.
Universidade do Porto. Instituto de Saúde Pública. Unidade de Investigação em Epidemiologia. Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional. Faculdade de Letras. Porto, Portugal.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Escola de Comunicação. Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade. Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Grupo de Pesquisa em Publicidade, Saúde e Sociedade. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Porto. Instituto de Saúde Pública. Unidade de Investigação em Epidemiologia. Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Porto, Portugal.
Universidade do Porto. Instituto de Saúde Pública. Unidade de Investigação em Epidemiologia. Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional. Faculdade de Letras. Porto, Portugal.
Abstract in Portuguese
O aumento da longevidade humana veio acompanhado de uma maior preocupação com os hábitos alimentares e de uma banalização das dietas prescritas, favorecendo um contexto de medicalização da comida, no qual a fronteira entre alimento e medicamento fica imprecisa. Isto tem sido usado mercadologicamente pelas indústrias alimentícias, farmacêuticas e de suplementos alimentares. Este artigo visa discutir como o ecossistema publicitário contemporâneo e a ciberpublicidade são utilizados para naturalizar a presença de suplementos e medicamentos na dieta cotidiana. Usou-se como estudo de caso uma campanha publicitária vietnamita, em que um comprimido foi posicionado como ingrediente culinário. A partir de outros casos descritos na literatura, discutem-se os resultados encontrados no contexto ocidental. Nas considerações finais, apresentam-se alguns desafios regulatórios; apontam-se perspectivas para pesquisas futuras; e defende-se a educação como elemento fundamental para a construção de uma sociedade em que a saúde seja valorizada e exigida como bem coletivo e direito de todos.
Abstract
As human longevity increases, a greater concern with eating habits is visible. Furthermore, the number of
people who trivialize prescribed diets increases. This context favors the medicalization of food, in which
the boundary between food and medicine is blurred. Industries take advantage of this situation to promote
several products. This article discusses how the contemporary advertising ecosystem and the cyber
advertising techniques are used to naturalize the presence of supplements and medications in the daily diet.
We used as a case study a Vietnamese campaign, in which a tablet was positioned as a culinary ingredient.
Based on other cases described in the literature, the results found in the Western context are discussed. In
the last section, some regulatory challenges are presented, prospects for future research are pointed out,
and education is defended as fundamental for the development of citizens who value Public Health as a
collective good and a right of all.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El aumento de la longevidad humana ha venido acompañado de una mayor preocupación por los hábitos
alimentarios y de una banalización de las dietas prescritas, favoreciendo un contexto de medicalización de
la alimentación, en el que la frontera entre alimento y medicamento se esfuma. Esto viene siendo utilizado
comercialmente por industrias alimentarias, farmacéuticas y de complementos alimenticios. Este artículo
tiene el objetivo de discutir como el ecosistema publicitario contemporáneo y la publicidad cibernética son
usados para naturalizar la presencia de suplementos y medicamentos en la dieta diaria. Se utilizó como
estudio de caso una campaña publicitaria vietnamita, en la que se posicionó un comprimido como ingrediente
culinario. Con base en otros casos descritos en la literatura, se discuten los resultados encontrados en
el contexto occidental. En las reflexiones finales, se presentan algunos desafíos regulatorios; se señalan
perspectivas para futuras investigaciones; y la educación es defendida como elemento fundamental para
la construcción de una sociedad en la que se valore y exija la salud como bien colectivo y derecho de todos.
Keywords in Portuguese
AlimentaçãoComunicação e saúde
Literacia mediática
Medicalização da comida
Publicidade
Keywords in Spanish
AlimentaciónComunicación y salud
Literacia mediática
Medicalización de los alimentos
Publicidad
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