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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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SEGURANÇA DO PACIENTE: COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM, MEDICINA E DIREITO ACERCA DO ERRO ASSISTENCIAL AO PACIENTE
Seguridad del paciente: comprensión de los estudiantes de enfermería, medicina y derecho sobre los errores en la atención al paciente
Assistência ao paciente
Segurança do paciente
Estudantes de enfermagem
Estudantes de medicina
Atención al paciente
Seguridad del paciente
Estudiantes de enfermería
Estudiantes de medicina
Alternative title
Patient safety: what nursing, medicine and law students understand about patient care errorsSeguridad del paciente: comprensión de los estudiantes de enfermería, medicina y derecho sobre los errores en la atención al paciente
Author
Affilliation
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Ciências da Saúde. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Ciências da Saúde. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: analisar o nível de compreensão dos estudantes de graduação em enfermagem, medicina e direito sobre o erro assistencial e a sua relação com a segurança do paciente. Metodologia: estudo quantitativo com delineamento transversal, realizado com 117 estudantes de uma universidade federal do sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada através da aplicação da Escala do Erro Assistencial, elaborada e validada pelos autores do estudo. A análise dos dados foi realizada com auxílio de software estatístico, por meio da estatística descritiva e teste Kruskal-Wallis, com realização do post hoc, para verificar diferenciação de respostas dos três grupos de estudantes pesquisados. Resultados: em comparação com os demais cursos do estudo, os estudantes de enfermagem mostraram maior desenvolvimento sobre os pilares que favorecem a cultura de segurança do paciente. Conclusão: faz-se necessário a abordagem das questões referentes ao erro assistencial nos cursos pesquisados visando aprimorar a assistência e realizando um cuidado de qualidade.
Abstract
Objective: to analyze the level of understanding of undergraduate students in nursing,
medicine and law about care errors and their relationship with patient safety. Methods:
Quantitative study with a cross-sectional design, conducted with 117 students from a Federal
University of Southern Brazil. Data collection was performed through the application of the
Assistance Error Scale, elaborated, and validated by the study authors. Data analysis was
performed with the aid of statistical software, using descriptive statistics and the KruskalWallis test, with post hoc performance, to verify differentiation of responses of the three
groups of students surveyed. Results: In comparison with the other courses in the study,
nursing students showed greater development on the pillars that favor the patient safety
culture. Conclusion: As a result, it is necessary to address issues related to care errors in
the courses surveyed to improve care and provide quality care.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Objetivo: analizar el nivel de comprensión de los estudiantes de pregrado en enfermería,
medicina y derecho sobre los errores asistenciales y su relación con la seguridad del
paciente. Metodología: Estudio cuantitativo con un diseño transversal, realizado con 117
estudiantes de una Universidad Federal del Sur de Brasil. La recolección de datos se realizó
mediante la aplicación de la Escala de Error de Asistencia, elaborada y validada por los
autores del estudio. El análisis de los datos se realizó con ayuda de software estadístico,
utilizando estadística descriptiva y la prueba de Kruskal-Wallis, con pruebas post hoc, para
verificar la diferenciación en las respuestas de los tres grupos de estudiantes encuestados.
Resultados: En comparación con los demás cursos del estudio, los estudiantes de
enfermería mostraron un mayor desarrollo en los pilares que favorecen la cultura de
seguridad del paciente. Conclusión: Como resultado, es necesario abordar las cuestiones
relacionadas con los errores de atención en los cursos encuestados para mejorar la atención
y brindar una atención de calidad.
Keywords in Portuguese
EducaçãoAssistência ao paciente
Segurança do paciente
Estudantes de enfermagem
Estudantes de medicina
Keywords in Spanish
EducaciónAtención al paciente
Seguridad del paciente
Estudiantes de enfermería
Estudiantes de medicina
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