Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6426
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
A PERCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Garrido, Luciana dos Santos | Date Issued:
2012
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esse estudo teve como objetivo apresentar os resultados sobre a discussão da percepção de meio ambiente apresentada por alunos dos 1º e 5º anos do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública do município de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro no período de fevereiro a agosto de 2011. Os instrumentos de coleta de dados foram a elaboração de desenhos, entrevistas e análise de gravuras. Os resultados mostraram que os alunos de 1º e 5º anos do Ensino Fundamental apresentam uma percepção naturalista de meio ambiente. Entretanto, os alunos também demonstraram perceber problemas ambientais presentes no cotidiano. Portanto, os resultados apontaram que, embora os alunos ainda tenham percepção fragmentada de meio ambiente, eles percebem muitos aspectos relacionados às suas vidas. Esperamos que este estudo possa fomentar a discussão do trabalho efetivo sobre a Educação Ambiental Crítica desde os primeiros anos de escolaridade.
Abstract
This study has the goal to present the results under discussion of the perception about the environment, produced by students of 1st and 5th years of elementary school. The study was conducted in a public school in the Duque de Caxias city, Rio de Janeiro state at a period of February to August 2011. The instruments of data collection were drawings, interviews and pictures. The results showed that students of 1st and 5th years of elementary school have a perception of naturalistic environment. However, students also demonstrated perceive environmental problems in the everyday. Therefore, we conclude that, although students still have fragmented perception of the environment, they perceive many aspects related with their lives. We hope this study will encourage discussion about the Critical Environmental Education from the earliest years of schooling.
Share