Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65257
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO GERENCIAMENTO DE ÓRTESE, PRÓTESE E MATERIAIS ESPECIAIS
Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é um periódico trimestral do Programa de Direito Sanitário (Fiocruz Brasília). Lançado em 2012, o CIADS publica artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, e jurisprudência e legislação comentadas no campo do Direito Sanitário e aprovados por pareceristas ad hoc. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. Os autores deste trabalho não possuem vínculo com a Fiocruz.
Author
Affilliation
Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-graduação Profissional Ensino na Saúde. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-graduação Profissional Ensino na Saúde. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-graduação Profissional Ensino na Saúde. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: Descrever os mecanismos de atuação do profissional de enfermagem no gerenciamento dos recursos materiais, relacionados a utilização de Órtese, Prótese e Materiais Especiais – OPME, no âmbito hospitalar. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica. Resultados e discussão: A pesquisa sugere que o enfermeiro participa da gestão cotidiana dos recursos hospitalares, em nível operacional, gerando informações que subsidiam a tomada de decisão, porém não participa da gestão estratégica destes nem define ações e prioridades de alocação de OPME. Conclusão: Os limites da participação dos enfermeiros na gestão de recursos institucionais se definem em função da filosofia da instituição nas quais trabalham, nas posições que ocupam no organograma funcional e de acordo com características dos profissionais que solicitam os recursos.
Publisher
Fiocruz Brasília
Citation
PINHEIRO, Francisca Fernanda Alves; PINTO, Antonio Germane Alves; SILVA, Maria Veronica Sales da. Atuação do enfermeiro no gerenciamento de órtese, prótese e materiais especiais. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, v. 6, p. 615-725, dez. 2017. Supl. 3. Trabalho apresentado no 1º Webcongresso Internacional de Direito Sanitário nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, 2017. Online.ISSN
2358-1824Notes
Eixo 5 – Orçamento, Planejamento e Gestão em SaúdeCadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é um periódico trimestral do Programa de Direito Sanitário (Fiocruz Brasília). Lançado em 2012, o CIADS publica artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, e jurisprudência e legislação comentadas no campo do Direito Sanitário e aprovados por pareceristas ad hoc. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. Os autores deste trabalho não possuem vínculo com a Fiocruz.
Share