Author | Cortesi, María Cristina | |
Access date | 2024-08-29T22:29:05Z | |
Available date | 2024-08-29T22:29:05Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | CORTESI, María Cristina. La ley de identidad de género en argentina y su efectivo cumplimiento por parte de los financiadores de la salud. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, v. 5, n. 2, p. 176-183, abr./jun. 2016. | en_US |
ISSN | 2358-1824 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65677 | |
Description | Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é um periódico trimestral do Programa de Direito Sanitário (Fiocruz Brasília). Lançado em 2012, o CIADS publica artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, e jurisprudência e legislação comentadas no campo do Direito Sanitário e aprovados por pareceristas ad hoc. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A Argentina sancionou em 2012 a chamada Lei de Identidade de Gênero
tomando como precedentes: saúde sexual como um direito humano, os Princípios de
Yogyakarta, e a jurisprudência nacional e estrangeira. A lei se solidariza com todos
estes precedentes e foi discutida e sancionada sob o marco da busca de identidade,
despatologização trans e desjudicialização de conflitos potenciais relacionados com a
mudança de sexo. No entanto, a regra posta em prática tem sido prejudicada pelos
regulamentos da agência que é responsável pela controladoria do trabalho social que
exige, nomeadamente, que recorrer a tratamentos hormonais ou cirúrgica de mudança
de sexo é verificar de forma confiável a "disforia de gênero", contrariando assim o
espírito da lei. Requer ainda a adaptação urgente das regras de classificação inferior ao
topo da pirâmide hierarquia constitucional. | en_US |
Language | spa | en_US |
Publisher | Fiocruz Brasília | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde sexual | en_US |
Subject in Portuguese | Sexo e género | en_US |
Subject in Portuguese | Disforia de gênero | en_US |
Title | La ley de identidad de género en Argentina y su efectivo cumplimiento por parte de los financiadores de la salud | en_US |
Alternative title | A lei de identidade de gênero na Argentina e sua aplicação efectiva pelos financiadores de saúde | en_US |
Alternative title | The law of gender identity in Argentina and their effective enforcement by health funders | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.17566/ciads.v5i2.267 | |
Abstract | Argentina sanctioned in 2012 the law called Gender Identity Law taking as
precedents: sexual health as a human right, the Yogyakarta Principles, and domestic
and foreign jurisprudence. The law sympathizes with all those precedents and was
issued under a stream enrolled in the search for identity trans, to end with potential
conflicts related to sex change. However, the rule put into practice has been undermined
by the regulations of the Agency that is responsible for the control of Social Security that
required to use hormonal and surgical sex reassignment treatments, the proof of the
existence of "gender dysphoria", thus contravening the spirit of the law. It then requires
the urgent adaptation of the rules of inferior rank to the top rank in the constitutional
pyramid. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Argentina sancionó en el año 2012 la llamada Ley de Identidad de Género tomando como precedentes: la salud sexual como derecho humano, los Principios de Yogyakarta, y la jurisprudencia nacional y extranjera. La ley se compadece con todos esos precedentes y se dictó en el marco de una corriente enrolada en la búsqueda por despatologizar la identidad trans y desjudicializar los posibles conflictos relacionados con el cambio de sexo. Sin embargo, la norma llevada a la práctica ha sido desvirtuada por la reglamentación del Organismo que tiene a su cargo el contralor de las Obras Sociales que exige, entre otras cosas que, para recurrir a los tratamientos hormonales o quirúrgicos de cambio de sexo, se compruebe fehacientemente la existencia de “disforia de género”, contraviniendo de esa forma el espíritu de la Ley. Se requiere entonces, de la urgente adecuación de la norma de inferior jerarquía a la de jerarquía superior en la pirámide constitucional. | en_US |
Affilliation | Fundación Fundaleis-Altos Estudios e Investigación en Salud. Buenos Aires, Argentina / Federación Argentina de Colegios de Abogados. Buenos Aires, Argentina / Comisión de Derecho Sanitario de la Asociación de Abogados de Buenos Aires. Buenos Aires, Argentina / Superintendencia de Servicios de Salud. Gerencia de Asuntos Jurídicos. Buenos Aires, Argentina. | en_US |
Subject | Sexual health | en_US |
Subject | Sex and gender | en_US |
Subject | Gender dysphoria | en_US |
Subject in Spanish | Salud sexual | en_US |
Subject in Spanish | Sexo y género | en_US |
Subject in Spanish | Disforia de género | en_US |
DeCS | Saúde Sexual | en_US |
DeCS | Minorias Sexuais e de Gênero | en_US |
DeCS | Disforia de Gênero | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 05 Igualdade de gênero | |